terça-feira, 2, julho, 2024

Black Friday: 71% dos consumidores araraquarenses pretendem ir às compras

Pesquisa do Núcleo de Economia do Sincomercio avaliou o comportamento do público e como a atual conjuntura deve afetar as vendas na ocasião

Mais lido

A Black Friday, que ocorre agora no dia 25 de novembro, vem se tornando ano após ano uma data muito aguardada pelo comércio varejista, e também pelos consumidores que buscam promoções e descontos. Em 2022, a iniciativa deve gerar boa movimentação em Araraquara, como aponta a Pesquisa de Intenção de Compras do Núcleo de Economia do Sincomercio, que avaliou o comportamento do público e como a atual conjuntura deve afetar as vendas na ocasião.

De acordo com os resultados, 71% dos consumidores araraquarenses pretendem ir às compras nesta Black Friday. Já entre os 29% que não planejam comprar nada, 36,3% alegaram motivos financeiros, mesmo percentual dos que optaram por não justificar. A pesquisa identificou ainda que o ticket médio previsto entre os entrevistados que pretendem comprar algo na data será de R$ 1274,07. Esse resultado deve ser puxado pelos mais jovens, que buscam boas oportunidades em equipamentos eletrônicos e produtos de maior valor.

Em relação à forma de pagamento, o número de interessados em fazer as suas compras com cartão de crédito a prazo (parcelado) foi o grande destaque. Acompanhando o ticket médio em patamar elevado, cerca de 37% dos participantes do levantamento afirmaram ter a intenção de usar essa modalidade. Na sequência, os consumidores utilizarão cartão de débito (25,93%), cartão de crédito à vista (18,52%) e dinheiro (14,81%). Além dessas formas de pagamento, o pix foi citado por 3,7% dos entrevistados.

O público também acredita que a maioria dos preços não estarão com descontos nesta sexta-feira (60,5%). Ao mesmo tempo, 65,8% deles afirmam que a sua situação financeira está melhor quando comparada ao mesmo período do ano anterior.

Segmentos mais procurados

Os resultados apontaram ainda que os itens mais procurados nesta época serão os artigos de vestuário, calçados e bolsas (24,45%), seguido de eletrônicos e artigos de informática (21,82%), eletrodomésticos (12,73%), artigos de casa e decoração (10,91%) e brinquedos, artigos infantis e jogos (9,09%).

Se comparado com as pesquisas de intenção de compras efetuadas pelo Sincomercio Araraquara em outras datas comemorativas do ano de 2022, como o Dia dos Pais e o Dia das Crianças, por exemplo, os artigos de vestuário permanecem os preferidos do consumidor. Entretanto, a grande diferença é a alta significativa da busca por artigos eletrônicos e eletrodomésticos, refletido na elevação do ticket médio para essa data (R$ 1.274,07), se comparado com as comemorações citadas anteriormente (R$ 172,52 e R$ 233,45, respectivamente).  

Quanto ao local onde as compras serão efetuadas, a tendência observada é que haja predomínio da modalidade virtual. A modalidade de compra pela internet será a mais procurada pelos consumidores, com 77,8% das intenções de compra. “Esse resultado contrasta com as demais datas comemorativas do calendário comercial, as quais, em média, apenas um a cada quatro entrevistados afirmam que comprarão utilizando o e-commerce”, ressalta Icaro Zancheta, pesquisador do Núcelo de Economia do Sincomercio.

Tratando do consumo presencial na Black Friday, o mesmo contraste pode ser observado. Quando questionados, apenas 18,5% afirmam interesse em comprar no comércio local, uma reversão ao cenário das demais datas comemorativas, as quais o consumo presencial corresponde a três de cada quatro entrevistados. Por fim, 3,7% dos utilizarão a modalidade híbrida – compra virtual e retirada na loja física. 

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias