Durante cinco dias em Araraquara, a “Carreta do Amor”, unidade móvel do Hospital de Amor de Barretos, realizou 278 exames gratuitos, com foco na prevenção do câncer de mama e do colo do útero. Entre 28 de julho e 1º de agosto, foram feitos 183 exames de mamografia e 95 de papanicolau, em uma ação conjunta com a Prefeitura realizada no Parque Infantil.
A ação buscou ampliar o acesso das mulheres aos exames, fundamentais para o diagnóstico precoce e o fortalecimento das políticas públicas de saúde preventiva no município.
“A iniciativa, que atendeu a um pedido direto do prefeito Dr. Lapena, foi extremamente importante e o resultado disso é valioso, pois a detecção precoce do câncer pode aumentar em até 90% as chances de cura”, reforça o subsecretário de Atenção Básica da Secretaria Municipal da Saúde, Vagner Prates.
As mulheres que não conseguiram realizar os exames na Carreta podem procurar a Unidade Básica de Saúde onde já são atendidas para agendar os procedimentos pela rede municipal.
A mamografia é essencial para a detecção precoce do câncer de mama, principalmente em mulheres de 40 a 69 anos. Já o papanicolau é indicado para a prevenção e diagnóstico do câncer do colo do útero, sendo recomendado para mulheres entre 25 e 64 anos.