Cine Sarau destaca arte e cultura na perspectiva da neurodivergência na tarde de sexta (14)

Encontro gratuito na Praça das Bandeiras, das 14h30 às 17h, é dedicado à valorização das expressões artísticas de pessoas neurodivergentes

Mais lido

Nesta sexta-feira, 14 de novembro, a Praça das Bandeiras recebe o “Cine Sarau – Neurodivergência, Arte e Cultura”, um encontro dedicado à valorização das expressões artísticas de pessoas neurodivergentes. O evento gratuito acontece das 14h30 às 17h, com exibição de curtas, apresentações artísticas, fala formativa e café coletivo, com apoio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Participação Popular, por meio da Assessoria Especial de Políticas para Pessoa com Deficiência.
Para este espaço de convivência, o Cine Sarau propõe um ambiente de acolhimento e troca, onde a arte se manifesta como instrumento de inclusão, autonomia e reconhecimento das diferentes formas de ser e criar. A proposta do evento busca criar um espaço de escuta, expressão e troca de experiências por meio da arte, reunindo exibições audiovisuais, apresentações artísticas e atividades formativas.
“O projeto propõe uma ação cultural estruturada em torno das vivências neurodivergentes, com destaque para o autismo, mas também contemplando outras condições como TDAH, dislexia, entre outras formas de diversidade neurológica”, explica a produtora do evento, Luana Rocha.

Atividades – A iniciativa reúne a realização de um Cine Sarau com protagonismo de pessoas neurodivergentes e voltado para a valorização de suas expressões culturais. Curtas, filmes e documentários relacionados à neurodivergência, com curadoria voltada à diversidade de experiências e representações, estão entre as atividades.
O sarau artístico vai reunir performances de poesia, música, fotografia, dança e artes visuais produzidas por artistas neurodivergentes. A programação também inclui um palco aberto, em que qualquer pessoa interessada poderá apresentar suas habilidades artísticas. As inscrições para as apresentações serão feitas no local e as performances devem ser curtas.
Ainda, uma formação mediada por pessoa neurodivergente irá promover trocas diretas entre artistas e público, compartilhando experiências e reflexões sobre neurodivergência e arte.
A participação no Cine Sarau é gratuita e as inscrições podem ser feitas antecipadamente pelo formulário neste link: docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd5orTuFY8VLA-XOi6qrPcoOkEEovFZ3rr-zm2pASmbh_WJ8w/viewform?pli=1 .
O Cine Sarau – Neurodivergência, Arte e Cultura é um convite à escuta e à sensibilidade, celebrando a diversidade de expressões e a potência criativa de todas as mentes. Mais informações estão disponíveis no perfil @luarocha_producoes no Instagram.
A Praça das Bandeiras João Colturato “Zinho” está localizada no cruzamento da Rua Voluntários da Pátria com a Av. Bandeirantes, no Centro de Araraquara.

SERVIÇO:
Cine Sarau – Neurodivergência, Arte e Cultura
Local: Praça das Bandeiras João Colturato “Zinho” (cruzamento da Rua Voluntários da Pátria com a Av. Bandeirantes – Centro)
Data: sexta-feira (14 de novembro)
Horário: das 14h30 às 17 horas

Inscrições no Link: docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd5orTuFY8VLA-XOi6qrPcoOkEEovFZ3rr-zm2pASmbh_WJ8w/viewform?pli=1

Mais Artigos

Últimas Notícias