Depois do sucesso da primeira sessão do Cinema Inclusivo no último sábado (15), no Cine Lupo, Araraquara nesta semana realiza mais duas sessões inclusivas e a programação apresenta, além de mais uma exibição de filme, também uma sessão de circo.
Com a ótima aceitação do programa pelas famílias de pessoas com deficiência, o movimento do Cinema Inclusivo foi bastante satisfatório, o que gerou na Assessoria de Políticas para a Pessoa com Deficiência buscar também a realização de uma sessão inclusiva no circo, o que foi aceito pela administração do Circo Las Vegas, localizado no balão do Pinheirinho.
Desta forma, nesta sexta-feira, 21 de julho, será realizada uma sessão inclusiva no Circo Las Vegas, às 20 horas. “O circo é bem grande, então faremos o Circo Inclusivo em uma sessão convencional, porém a pessoa com deficiência estará isenta do pagamento do ingresso e seu acompanhante paga apenas R$ 10,00”, conta o assessor de Políticas para Pessoa com Deficiência, Fernando Supesche, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Participação Popular.
Neste domingo, 23 de julho, também será realizada a segunda sessão do Cinema Inclusivo, agora na Moviecom do Shopping Jaraguá, às 11 horas, com exibição do filme “Elementos” (Pixar-Disney). Nesta sessão, a pessoa com deficiência e o seu acompanhante pagam meia-entrada.
As sessões de cinemas são adaptadas às pessoas com transtorno do espectro autista, síndrome de Down ou outras síndromes que acarretem hipersensibilidade sensorial. A Câmara de Araraquara aprovou o projeto de lei de autoria da vereadora Fabi Virgílio, que institui o Cinema Inclusivo como obrigatoriedade dos cinemas e, assim, passam a exibir mensalmente uma sessão adaptada para pessoas com deficiência (física, intelectual, autismo etc).
Entre as necessidades para a sessão de cinema adaptada estão: não devem ser exibidos trailers e publicidades comerciais, as luzes do ambiente estarem levemente acesas e o volume de som estar adequadamente reduzido. A sessão deve ser realizada com 50% da capacidade e, preferencialmente, na menor sala. Também, durante a exibição do filme, não deve haver vedação à livre circulação pelo interior da sala, bem como à entrada e saída. Ainda, a entrada nas salas de cinema deve ser liberada, preferencialmente, sem a necessidade de fila para aguardar o horário de início – entre outras.
Para as atividades inclusivas, é solicitado que seja apresentada a CIPTEA (Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista) ou laudo que comprove a deficiência – é de extrema importância, especialmente nos casos de deficiências invisíveis.
Vale lembrar que as atividades culturais inclusivas são uma ferramenta de grande importância para valorizar a diversidade e promover a inclusão e também, para juntos, criar uma sociedade onde todos tenham a oportunidade de se emocionar, se inspirar e se conectar através da arte.
O Shopping Jaraguá, onde está localizada a sala de cinema Moviecom, fica na Av. Alberto Benassi, 2270, no Jardim dos Manacás; já o Circo Las Vegas está na Avenida Vaz Filho, no balão do Pinheirinho.
SERVIÇO:
Sessões culturais inclusivas
· Circo Inclusivo
Local: Circo Las Vegas (Avenida na Vaz Filho, no balão do Pinheirinho)
Dia: sexta-feira (21 de julho)
Horário: 20 horas
Ingresso: grátis para pessoa com deficiência, acompanhante paga R$ 10,00
· Cinema Inclusivo (filme: “Elementos”)
Local: Moviecom – Shopping Jaraguá (Av. Alberto Benassi, 2270 – Jardim dos Manacás)
Dia: domingo (23 de julho)
Horário: 11 horas
Ingresso: pessoa com deficiência e o seu acompanhante pagam meia-entrada cada
* Apresentar: CIPTEA (Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista) ou laudo que comprove a deficiência