quinta-feira, 21, novembro, 2024

“Circo Inclusivo” e “Cinema Inclusivo”: semana tem atrações para pessoas com deficiência

Programação para pessoas com deficiência terá cinema na Moviecom-Shopping Jaraguá e sessão no Circo Las Vegas

Mais lido

Depois do sucesso da primeira sessão do Cinema Inclusivo no último sábado (15), no Cine Lupo, Araraquara nesta semana realiza mais duas sessões inclusivas e a programação apresenta, além de mais uma exibição de filme, também uma sessão de circo.

Com a ótima aceitação do programa pelas famílias de pessoas com deficiência, o movimento do Cinema Inclusivo foi bastante satisfatório, o que gerou na Assessoria de Políticas para a Pessoa com Deficiência buscar também a realização de uma sessão inclusiva no circo, o que foi aceito pela administração do Circo Las Vegas, localizado no balão do Pinheirinho.

Desta forma, nesta sexta-feira, 21 de julho, será realizada uma sessão inclusiva no Circo Las Vegas, às 20 horas. “O circo é bem grande, então faremos o Circo Inclusivo em uma sessão convencional, porém a pessoa com deficiência estará isenta do pagamento do ingresso e seu acompanhante paga apenas R$ 10,00”, conta o assessor de Políticas para Pessoa com Deficiência, Fernando Supesche, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Participação Popular.

Neste domingo, 23 de julho, também será realizada a segunda sessão do Cinema Inclusivo, agora na Moviecom do Shopping Jaraguá, às 11 horas, com exibição do filme “Elementos” (Pixar-Disney). Nesta sessão, a pessoa com deficiência e o seu acompanhante pagam meia-entrada.

As sessões de cinemas são adaptadas às pessoas com transtorno do espectro autista, síndrome de Down ou outras síndromes que acarretem hipersensibilidade sensorial. A Câmara de Araraquara aprovou o projeto de lei de autoria da vereadora Fabi Virgílio, que institui o Cinema Inclusivo como obrigatoriedade dos cinemas e, assim, passam a exibir mensalmente uma sessão adaptada para pessoas com deficiência (física, intelectual, autismo etc).

Entre as necessidades para a sessão de cinema adaptada estão: não devem ser exibidos trailers e publicidades comerciais, as luzes do ambiente estarem levemente acesas e o volume de som estar adequadamente reduzido. A sessão deve ser realizada com 50% da capacidade e, preferencialmente, na menor sala. Também, durante a exibição do filme, não deve haver vedação à livre circulação pelo interior da sala, bem como à entrada e saída. Ainda, a entrada nas salas de cinema deve ser liberada, preferencialmente, sem a necessidade de fila para aguardar o horário de início – entre outras.

Para as atividades inclusivas, é solicitado que seja apresentada a CIPTEA (Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista) ou laudo que comprove a deficiência – é de extrema importância, especialmente nos casos de deficiências invisíveis.

Vale lembrar que as atividades culturais inclusivas são uma ferramenta de grande importância para valorizar a diversidade e promover a inclusão e também, para juntos, criar uma sociedade onde todos tenham a oportunidade de se emocionar, se inspirar e se conectar através da arte.

O Shopping Jaraguá, onde está localizada a sala de cinema Moviecom, fica na Av. Alberto Benassi, 2270, no Jardim dos Manacás; já o Circo Las Vegas está na Avenida Vaz Filho, no balão do Pinheirinho.

SERVIÇO:

Sessões culturais inclusivas

·         Circo Inclusivo

Local: Circo Las Vegas (Avenida na Vaz Filho, no balão do Pinheirinho)

Dia: sexta-feira (21 de julho)

Horário: 20 horas

Ingresso: grátis para pessoa com deficiência, acompanhante paga R$ 10,00

·         Cinema Inclusivo (filme: “Elementos”)

Local: Moviecom – Shopping Jaraguá (Av. Alberto Benassi, 2270 – Jardim dos Manacás)

Dia: domingo (23 de julho)

Horário: 11 horas

Ingresso: pessoa com deficiência e o seu acompanhante pagam meia-entrada cada

* Apresentar: CIPTEA (Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista) ou laudo que comprove a deficiência

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias