Foi inaugurado hoje o Centro Municipal de Saúde da Vila Biagioni “Doutor Ricardo Rezende Cordeiro”, que passou por uma ampla reforma e reconstrução após a constatação de graves problemas estruturais no prédio original. A obra, que faz parte do legado do ex-prefeito Edinho, contou com investimento de R$ 1,4 milhão do governo do presidente Lula e devolve à população uma unidade moderna, segura e adequada às necessidades do atendimento em saúde.
Entregue originalmente em 2011, o prédio precisou ser praticamente demolido para que uma nova estrutura fosse erguida. A intervenção foi viabilizada por recursos conquistados pelo então prefeito Edinho, hoje presidente nacional do PT, e integra um pacote de 24 obras na área da saúde financiadas pelo governo federal, por meio de convênio firmado em 2024 entre a Prefeitura e o Ministério da Saúde de R$ 30 milhões. A obra teve início no segundo semestre do ano passado, último ano da gestão de Edinho, quando a Secretaria Municipal de Saúde era liderada por Eliana Honain.
À época, Edinho explicou a dimensão da intervenção. “Nós demolimos a unidade de saúde que estava com problemas estruturais graves e estamos reconstruindo uma nova unidade”, afirmou em live realizada em novembro do ano passado.
O CMS “Dr. Ricardo Rezende Cordeiro” atende uma população de mais de 3,5 mil pessoas da Vila Biagioni, do Jardim Santa Clara e de parte do Parque São Paulo. Esta foi a primeira grande reforma desde a inauguração da unidade, há mais de uma década.
Com a entrega oficial realizada hoje, a comunidade passa a contar com um espaço mais adequado para o atendimento, fortalecendo a rede de atenção básica e ampliando a qualidade dos serviços de saúde oferecidos à população.
Pacote de obras de Edinho e Lula na saúde
Das 24 obras na área da saúde viabilizadas por Edinho e Eliana junto ao governo Lula, 18 já foram entregues, entre unidades reformadas, ampliadas e novas construções: UPA da Vila Xavier, UPA Valle Verde, CMS Paulistano, USF Adalberto Roxo, CMSC Cecap, CMSC Iguatemi, USF Brasília, CMSC Santa Angelina, USF Marivan, CMSC Selmi Dei IV, USF Santa Lúcia, UBS Santana, CMS Jardim América, USF Paraíso, USF Indaiá, USF Hortências e agora a unidade do Biagioni, além da construção da sede própria do CAPS II (Centro de Atenção Psicossocial).
Outras 5 unidades seguem em obras: USF Vale do Sol, USF Assentamento Bela Vista, USF Assentamento Monte Alegre, UPA Central e a construção da sede própria do CAPS-AD (Álcool e Drogas). Também foi deixado em projeto, com recursos garantidos pelo PAC Seleções, a construção de uma nova unidade de saúde no Jardim Ibirás.































