quarta-feira, 11, setembro, 2024

Começa a campanha eleitoral 2024

Com 5 candidatos ao Executivo, Araraquara terá 269 candidatos a vereador, 135 a menos que a eleição de 2020

Mais lido

Por José Augusto Chrispim

Nessa sexta-feira (16), os candidatos que concorrem às vagas para as prefeituras e às Câmaras Municipais foram liberados para uma nova etapa da corrida eleitoral. 

De acordo com o calendário do Tribunal Superior Eleitoral, o dia 16 de agostomarcou o início da propaganda eleitoral geral, após o prazo de registro de candidaturas ter terminado, o que aconteceu na quinta-feira (15), data essa também estipulada para que os partidos registrassem os nomes da Justiça Eleitoral. 

Os partidos e Federações tiveram o prazo de 20 de julho a 5 de agosto para a realização das convenções partidárias para definirem as possíveis coligações e definirem candidatas e candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador.  

A exibição da propaganda no horário eleitoral gratuito em rádio e TV vai acontecer de 30 de agosto a 3 de outubro.  

O 1º turno das eleições está marcado para 6 de outubro, no horário das 8h às 17h.

Candidatos a prefeito (a)

Cinco candidatos à Prefeitura de Araraquara foram oficializados pelos partidos para as eleições que ocorrem em 6 de outubro deste ano. São eles: Dr. Lapena (PL), Eliana Honain (PT), Marcos Garrido (PSD), Pedro Tedde (NOVO) e Tiago Pires (PCO).

Quem são os candidatos a prefeito (a)

Tiago Pires – é o candidato a prefeito do PCO (Partido da Causa Operária).

O candidato tem 39 anos e é bancário. Ele também é licenciado pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), onde atuou na como representante dos alunos do Instituto de Química. Tiago atua em postos de representação da categoria e como membro da Corrente Sindical Bancários em Luta, a qual integra a Corrente Sindical Nacional Causa Operária.

Em Araraquara, coordenou os comitês de luta contra o golpe de 2016, pelo Fora Bolsonaro e Lula Presidente. Militante do Partido da Causa Operária desde 2018, atua como coordenador do Coletivos de Negros “João Cândido” e do Comitê de Luta em Defesa da Palestino.

Concorreu aos cargos de prefeito em 2020 e deputado federal (2022), mas não foi eleito.

Lenilza Pontes foi confirmada como candidata a sua vice em uma chapa pura.

Pedro Augusto Lia Tedde – concorre pelo partido NOVO, tendo como candidata à vice a companheira de partido Anna Paula do Agro. Eles representam a coligação “Resgatando Araraquara” que é composta pelo NOVO e pelo PRD.

Pedro é empresário e tem 69 anos. Nascido em Araraquara, é formado em engenharia civil e atua no ramo imobiliário e na área de serviços.

Foi presidente da Associação Comercial e Industrial de Araraquara (Acia) entre os anos de 1992 e 1997.

Iniciou a carreira política em 1998, quando concorreu pela primeira vez a deputado federal. Disputou o cargo de prefeito em 2008 e, mais uma vez a uma cadeira na Câmara Federal, em 2022, mas nunca se elegeu.

Marcos Garrido – o advogado e atual vereador de Araraquara Dr. Marcos Garrido, concorre pelo PSD. A candidata à vice em sua chapa é a Dra. Maria Rita Albachiare.

Marcos César Garrido tem 62 anos e é nascido em Araraquara. Está em seu primeiro mandato de vereador, tendo sido eleito em 2020 com 901 votos, quando alegou que cumpriria apenas um mandato como vereador. Já havia sido candidato em 2016, quando recebeu 729 votos e não foi eleito.

Na Câmara de Araraquara integrou as comissões de Desenvolvimento, Tecnologia, Ciência, Meio Ambiente e Proteção e Defesa dos Animais e de Cultura, Esportes, Comunicação e Proteção ao Consumidor, além do Conselho de Ética. Conseguiu a aprovação de 8 Projetos de Lei de sua autoria.

Eliana Honain – é a candidata do Partido dos Trabalhadores escolhida para ser a sucessora do atual do prefeito, Edinho Silva. Essa é a sua primeira eleição. O gestor público e advogado Delorges Mano (MDB) foi escolhido para ser seu vice.

Eliana Aparecida Mori Honain tem 63 anos, nasceu e foi criada no bairro do Carmo, em Araraquara. Filha de um mecânico, é casada e mãe de dois filhos. É enfermeira há quase 40 anos, com especialização em Saúde Pública pela USP e, desde 1986, atua na saúde pública do município.

Foi secretária municipal de Saúde nos períodos de 2001 a 2007, e de 2017 a 2024. Ela também é professora no curso de Medicina da Universidade de Araraquara (Uniara).

Em torno da sua candidatura foi formada uma coligação com 12 partidos, formada pela Federação Brasil da Esperança que, além do PT tem PC do B e PV e os partidos MDB, PSOL, PP, PSB, Podemos, Rede e PSDB-Cidadania.

Dr. Lapena – concorre pelo Partido Liberal (PL), tendo como sua vice a enfermeira Meire Laurindo (Republicanos).

Luis Claudio Lapena tem 59 anos, nasceu em Araraquara, é casado e médico cirurgião com especialização em cirurgia plástica.

Sua vida política teve início em 2004, quando concorreu pela primeira vez para vereador, não sendo eleito. Em 2006, se candidatou a deputado federal. Em 2008, foi eleito para seu primeiro mandato como vereador de Araraquara, com 13.505 votos e, em 2012, foi reeleito com 22.530 votos.

Depois, concorreu a deputado estadual em 2018 e 2022 sem conseguir se eleger. Em 2020, disputou a eleição para a prefeitura de Araraquara, recebendo 35,97% dos votos e ficando em segundo lugar.

Nesta eleição, está à frente da coligação “União e mudança pelo bem de Araraquara”, composta pelo PL, Republicanos, DC e União Brasil.

Candidaturas a vereador (a)

Uma novidade nesta eleição é que haverá redução no número de candidaturas ao Legislativo. Cada partido poderá registrar no total 100% do número de vagas mais um, diferente das edições anteriores onde os partidos lançavam 150% do número de vagas na Câmara Municipal. Ou seja, em Araraquara cada partido poderá lançar até 19 candidatos, 8 a menos que o escrutínio anterior.

Existem 21 diretórios municipais em situação regular no município, possibilitando 14 chapas unipartidárias e 3 federadas, lançando até 323 candidatos à Câmara Municipal, sendo 81 a menos comparada à eleição anterior que contou com 404 candidatos deferidos.

Foram registrados 269 candidatos a vereador, 135 a menos que a eleição de 2020, distribuídos em 16 chapas proporcionais. Dos diretórios municipais com registro ativo no município, apenas o PSTU não apresentou candidatos.

Paridade

As pré-candidaturas do PT, PL, PCO, NOVO e PSD anunciaram sua chapa majoritária completa. Quanto à participação feminina, há paridade de gênero em todas as composições, sendo uma prefeita e quatro vice-prefeitas. Quanto a cor de pele, apenas Tiago Pires, candidato à prefeito, e Meire Laurindo, candidata à vice de Lapena, se declaram negros.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias