sexta-feira, 22, novembro, 2024

Comemoração ao Dia Internacional da Dança começa nesta sexta (28)

Evento é uma realização da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart em parceria com o setor Dança do Conselho de Cultura; atividades gratuitas seguem até domingo (30)

Mais lido

Araraquara celebra o Dia Internacional da Dança – comemorado em todo mundo no dia 29 de abril – com uma programação que será realizada de 28 a 30 de abril. Oficinas para artistas e professores, além de uma apresentação no Teatro de Arena, estão entre as atividades gratuitas do programa, realizado pela Secretaria Municipal da Cultura e a Fundart, juntamente com o setor de Dança do Conselho de Cultura.

A programação do educativo, conta com “Curso de extensão para professores de Dança” e “Oficina para pesquisadores e criadores do movimento”, ambas atividades ministradas pela bailarina, professora e coreógrafa Zélia Monteiro, Mestra em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP, que fundamenta seu trabalho de ensino da dança na percepção do corpo, como principal processo para aquisição da técnica.

Na base da pesquisa criativa e pedagógica de Zélia Monteiro está o pensamento de Klauss Vianna, com quem trabalhou por oito anos, além da escola clássica italiana, que estudou com Maria Melô (aluna de Cecchetti no Scalla de Milão), de quem foi assistente por mais de dez anos. Pra conhecer mais sobre seu trabalho, acesse: https://www.zeliamonteiro.com.br/ .

Os interessados em participarem das atividades ministradas por Zélia devem enviar e-mail para dança.araraquara@gmail.com , informando: nome completo, RG e telefone. No assunto, colocar: “Oficina de Improvisação” e/ou “Curso de Extensão”. As vagas são limitadas.

Extensão para professores – Para que possa ampliar a capacidade criativa e expressiva, o balé – como toda técnica de dança – se fundamenta em conhecimentos de anatomia e cinesiologia. O foco principal da atividade “O Ensino do Balé Hoje: curso de extensão para professores de dança” é promover um trânsito coerente entre técnica e percepção da organização dos movimentos, para que o aluno possa entender que ao fazer uma aula, a maneira como realiza os movimentos do balé é que lhe trarão aprimoramento técnico e não o aprendizado de sequências de passos.

A partir de aulas teórico-práticas, o curso pretende refletir o ensino da técnica do balé hoje, tendo como fundamento o pensamento de Klauss Vianna (1930-1992) e a escola de balé italiana de Enrico Cecchethi  (1850-1928).

O curso de extensão será realizado nos dias 28 e 29 (sexta e sábado) na Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira, localizada na Av. Vicente Jerônimo Freire, 22, na Vila Xavier. Os horários são: na sexta, das 15h30 às 17h30, enquanto que no sábado será das 9h às 12h e das 13h30 às 16h30.

Oficina para pesquisadores – Em “Improvisação para processos criativos: Oficina para pesquisadores e criadores do movimento”, a improvisação, abordada como produto cênico, é obra aberta, coreografia única, escrita pelo gesto que emerge devido a uma sucessão de eventos imprevisíveis, resultantes de uma série de processos que ocorrem no corpo-espaço-tempo.

Através de exercícios que ativam a atenção ao que ocorre no ambiente – sons, imagens, sensações proprioceptivas e táteis – serão estudados modos de reconhecer a dramaturgia que emerge no momento presente, e acionar assim os recursos de criação de cada participante. A fundamentação do trabalho também parte da pesquisa de Klauss Vianna.

A oficina será realizada no dia 30 (domingo), das 9h às 13 horas, no Palacete das Rosas Paulo A.C. Silva, localizado na Rua São Bento, 794, no Centro de Araraquara. Os interessados devem ser maiores de 15 anos.

Apresentação – No sábado, a partir das 19 horas, no Teatro de Arena Prefeito Benedito de Oliveira, será realizada uma noite com apresentações reunindo artistas e estudantes de Dança.

Estão confirmadas as participações: Escola Municipal de Dança, Oficinas Culturais, Equipe Fundesport da Melhor Idade, além de grupos, academias e artistas.

O evento contará com o Palco Aberto e os interessados ainda podem se inscrever, até o próximo dia 27 (quinta-feira), também pelo e-mail danca.araraquara@gmail.com . Para o Palco Aberto é necessário colocar o assunto “Dia Internacional da Dança”, além de adicionar no corpo do e-mail: ficha técnica com nome dos artistas/grupo, nome do trabalho, tempo médio de duração (os trabalhos inscritos devem ter duração máxima de 6 minutos).

Vale destacar que o Dia Internacional da Dança foi instituído pelo “Comitê Internacional da Dança” (CID) da UNESCO, no ano de 1982. A data homenageia o nascimento do bailarino francês Jean-Georges Noverre (1727-1810) que ficou conhecido por ter escrito uma das obras sobre a Dança mais importantes da história: “Lettres sur La Danse” (“As Cartas Sobre a Dança”). Em Araraquara, a data faz parte do calendário oficial do município, sendo anualmente celebrada com atividades diversas.

SERVIÇO:

Dia Internacional da Dança

Período: de 28 a 30 de abril

Programação:

– 28 e 29 de abril (sexta e sábado)

Curso de extensão para professores de Dança, com Zélia Monteiro

Local: EMD – Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira

Inscrições gratuitas e limitadas para professores de Dança – danca.araraquara@gmail.com

– 29 de abril (sábado)

19h: Apresentações públicas de artistas, estudantes e escolas de dança

Local: Teatro de Arena (Av. Adhemar Pereira de Barros, s/nº – Melhado)

– 30 de abril (domingo)

Oficina para pesquisadores e criadores do movimento, com Zélia Monteiro

Local: Palacete das Rosas (Rua S. Bento, 794 – Centro / ao lado da prefeitura)

Inscrições gratuitas e limitadas para artistas da Dança e outras linguagens artísticas / para maiores de 15 anos – danca.araraquara@gmail.com

Programação gratuita

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias