As comunidades das escolas de samba de Araraquara, assim como todos interessados pelo Carnaval na cidade, tem um encontro marcado neste domingo (24), no Pré-Carnaval da Paz e Cidadania 2019: é o Encontro das Escolas de Samba, que será realizado no Salão da APAE, localizado na Avenida Cientista Frederico de Marco, 750, na Vila Xavier, às 12 horas.
A programação conta com um show do sambista Junior Barros e também com homenagem a sambistas da cidade que marcaram a história do Carnaval e das escolas de Araraquara: Bogé, da Escola de Samba Estrela de Vila Santana, e Carioca, da Escola de Samba Unidos da Morada do Sol.
O Encontro busca reunir as comunidades das escolas de samba da cidade. São aguardados representantes e os membros das escolas e blocos que fizeram e fazem a história do Carnaval araraquarense: 13 de Maio, Benê do Vitório de Santi, Catados na Rua, Coliseu Dourado, Estrela de Vila Santana, Gaviões do Selmi Dei, Jardim Indaiá, Mancha Araraquara, Nação Quilombola, Unidos da Morada do Sol – assim como o Bloco Aurora Boreal e o tradicional bloco Delicadas da Vila – todos esses que fazem parte de uma história mais recente do Carnaval, e ainda outros não citados literalmente “de outros Carnavais”.
O evento – realizado pela Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, juntamente com a Liga das Escolas de Samba de Araraquara – conta com uma homenagem a dois grandes nomes da cultura carnavalesca em Araraquara: Bogé e Carioca.
Precursor do samba em Araraquara, Bogé, da Escola de Samba Estrela de Vila Santana – ou Osvaldo da Silva – tem 88 anos e muitos bons Carnavais na lembrança. Fundador da Escola de Samba Estrela de Vila Santana, em 1969, Bogé conquistou sete títulos de escola campeã em Araraquara, chegando a colocar 300 pessoas em um desfile, com as cores da escola – vermelho, azul e branco.
Já Antônio Carlos Fonseca, o Carioca, é mais um nome de destaque quando o assunto é Carnaval em Araraquara. Ao longo de seus 82 anos, Carioca se dedicou desde a infância ao Carnaval. Tudo teve início na Portela, em sua cidade natal – o Rio de Janeiro – aos 8 anos de idade. Em Araraquara, foi em 1979 que a história começou e, em 1980, tamanha paixão pelo Carnaval, fundou a Escola de Samba Unidos da Morada do Sol, que carrega seis títulos de escola campeã de Araraquara, nos anos de 1980, 1981, 1984, 1987, 1992 e 2006.
A grande atração do encontro é o sambista araraquarense Junior Barros, que conta com uma carreira de mais de 20 anos de sucesso e é considerado um dos maiores intérpretes de samba de São Paulo e do interior do Estado.
Este nosso “verdadeiro diamante no mundo do samba” traz para o encontro das escolas de samba de Araraquara e para o Pré-Carnaval da Paz e Cidadania 2019, samba de qualidade com muita boa música.
Vale destacar que o evento terá um bar comandado pela Liga das Escolas de Samba de Araraquara, a fim de arrecadar verba para os grupos. O Encontro contará com a apresentação de algumas escolas de samba da cidade, como a Mancha Araraquara que realiza apresentação da Bateria Puro Balanço.