A Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) fará um estudo de tráfego na rotatória principal de Araraquara para avaliar a necessidade de um aparelho redutor de velocidade no entroncamento da Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-255).
O pedido foi feito pelo mandato da deputada estadual Márcia Lia ao diretor de investimentos da Artesp, Pedro Brito, em reunião neste início de ano.
O mandato apresentou um croqui apontando o local em que há necessidade da ferramenta de controle de velocidade, que fica Km 84 da Rodovia, no sentido Jaú-Araraquara, na chegada da rodovia à rotatória de acesso a Araraquara.
A reunião atende uma necessidade apontada ao mandato pelos moradores do Condomínio Maria Luiza 2 e do bairro Altos da Boa Vista, por meio do líder comunitário José Carlos Jesus.
“O diretor Pedro Brito admite que existe um problema na rotatória e se comprometeu a fazer o estudo de tráfego para viabilizar o redutor de velocidade. O local é palco de acidentes e algo precisa ser feito para proteger a vida das pessoas”, comenta a deputada Márcia Lia.
O trevo principal de Araraquara não foi concessionado no Lote Rodovia dos Calçados e está sob jurisdição do Departamento de Estradas e Rodagens (DER). O local tem problemas de sinalização e de iluminação e não tem acostamento, mesmo sendo trecho de grande volume de veículos todos os dias, em todos os horários, pois recebe o tráfego dos moradores da cidade para acessar regiões diferentes e das rodovias SP-255 e Washington Luís (SP-310) na chegada a Araraquara ou ao sair da cidade.
No ano passado, em agenda no DER Araraquara, a deputada recebeu a informação de que o órgão aguardava recurso para melhorar a iluminação e a sinalização do local, oriundo do DER São Paulo.
Naquela ocasião, a deputada também pediu atenção do DER para o acesso da SP-310 a Araraquara pelo bairro Quitandinha, no Km 274, sentido Capital-Interior, que é mal sinalizada, e para o acesso do Km 276 que leva à Fábrica Lupo e à Avenida Heitor de Souza Pinheiro. Este dispositivo em especial não tem acostamento e tem iluminação e sinalização deficitárias.