Confira programação oficial do “Carnaval 2025 – Tradição da Alegria”

Sábado (01), tem “Samba da Vila” e “Maraca Eu, Maracatu”; domingo é a vez do “Cordão da Luz Divina”; segunda o “3 é Amor” encerra a programação dos blocos

Mais lido

Neste sábado, 01 de março, tem início oficialmente o “Carnaval 2025: Tradição da Alegria”, com os blocos selecionados por edital. A programação da Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Fundart, segue de 01 a 04 de março com atividades gratuitas.

“Samba da Vila” abre a programação dos blocos no sábado, às 12h, no entorno do Estádio Municipal “Dr. Luiz Bento Palamoni” (Dente de Leite – Aco), na Vila Xavier. Também no sábado, tem “Maraca Eu, Maracatu” às 15h30, em frente ao Sesc Araraquara, no Quitandinha.

Domingo (02), a programação é com o bloco “Cordão da Luz Divina”, às 15h30, na Praça Pedro de Toledo; enquanto na segunda-feira (03), o bloco “3 é Amor” fecha a agenda dos blocos, com concentração a partir das 15h, na rua atrás do Sesc Araraquara.

Ainda, na terça-feira (04), para fechar a programação, quatro bandas da cidade fazem a festa no Carnaval na Bento, na Av. Bento de Abreu, a partir das 14h30: Dico da Lira e Banda Delírio (14h30), Embalaê (16h20), Banda Diabaria (18h10) e Banda Nosso Pagode (20h).

Vale destacar, que diversas secretarias da Prefeitura de Araraquara apoiam a programação do “Carnaval 2025: Tradição da Alegria”, sendo a de Cultura responsável pela programação, produção e execução das atividades. De acordo com a secretária municipal de Cultura, Euzânia Andrade, a proposta da Secretaria de Cultura e Fundart é apoiar os blocos livres, formados espontaneamente a partir de iniciativas individuais ou coletivas, com objetivo de resgatar características tradicionais do Carnaval, assim como a ocupação de praças e ruas pela cidade.

No último final de semana (22), o Pré-Carnaval do “Carnaval 2025: Tradição da Alegria” agitou o Parque Infantil com o bloco pré-carnavalesco Petit PhUÁ no sábado e o bloco Biquini de Bolinha no domingo (23). O Pré-Carnaval já mostrou que o araraquarense é animado e gosta da folia! A festa do final de semana foi bonita e animada, reunindo crianças, jovens e adultos em uma grande confraternização sem acidentes.

•       Bloco “Samba da Vila” (sábado, 01 de março, das 12h às 18h)

O Bloco Samba da Vila é mais do que uma simples festa: ele é uma celebração da rica história do bairro Vila Xavier e da tradição do samba e do pagode em Araraquara. O lugar é o berço de muitos artistas e músicos reconhecidos nacionalmente e tem uma conexão profunda com a música que embala muitos corações e festas.

Araraquara é conhecida por sua vibrante cena musical, e o samba sempre teve um papel central nessa história. Ao longo dos anos, o bairro da Vila se destacou como um verdadeiro celeiro de talentos, onde muitos músicos começaram suas carreiras e levaram o nome da cidade para o Brasil afora.

O Samba da Vila é o responsável pelo tradicional evento Samba de Natal, que reuniu mais de 3.000 pessoas na véspera de Natal de 2024, com muitos apoiadores e patrocinadores e que já faz parte do calendário oficial do município.

Agora, para o Carnaval 2025, o bloco apresenta banda ao vivo e DJs, com repertório conta com marchinhas, samba, pagode, axé, música popular e diversidades. A festividade é um tributo à rica herança cultural do bairro Vila Xavier e à tradição do samba e do pagode em Araraquara, resultando um ponto de encontro para pessoas de todas as idades, a fim de criar laços e memórias que perdurem.

Samba da Vila será realizado no sábado (01), das 12h às 18h, com concentração no entorno do Estádio Municipal “Dr. Luiz Bento Palamoni” (Dente de Leite – Aco), na Vila Xavier.

  1. Bloco “Maraca Eu, Maracatu” (sábado, 01 de março, das 15h30 às 19h30)

O Maracatu do Baque Virado está presente no Carnaval de Araraquara desde 2016, participando de diferentes blocos e também do desfile oficial das escolas de samba da cidade, com direção de Jorge Rufino e Raquel Nogueira.

O Bloco “Maraca eu, Maracatu – Cultura de Tradição”, ao som do Maracatu do Baque Virado, propõe um cortejo, no sábado (01) que sai em frente ao Sesc Araraquara e segue até a Praça do Carmo, com um repertório que reúne as loas (músicas) autorais do primeiro álbum musical do grupo, o “Território” e também com loas da Nação Leão da Campina, madrinha do Maracatu Sementes Crioulas. Assim, a canção das loas à capela, na companhia da percussão, é uma das fortes características do cortejo.

O Bloco terá sua concentração ao lado do Sesc Araraquara, a partir das 15h30; a saída do cortejo segue até a Praça do Carmo às 17h30, com o seguinte trajeto: segue pela Av. Djalma Dutra, vira na Rua João Gurgel (13) e finaliza na Praça da Igreja do Carmo, onde haverá a dispersão do Bloco.

A atividade é aberta a todas as idades, principalmente as crianças e os mais velhos. Vale lembrar que, neste ano, em janeiro e fevereiro, “Maraca Eu, Maracatu” realizou diversos ensaios abertos a toda população, na Praça das Bandeiras.

•       “Cordão da Luz Divina” (domingo, 02 de março, das 15h30 às 19h)

Cordão da Luz Divina é um bloco carnavalesco coletivo que vai sair no domingo (02), reunindo muitas pessoas fantasiadas e animadas pelas ruas da cidade. Organizado por Débora Bessi e Juliano Machado, e produzido por Cade Casulo Promoções, tem o intuito de proporcionar diversão gratuita, inclusiva, acessível e de qualidade (musical, cultural e comunitária), possibilitando entretenimento sociocultural e conexão da população com os espaços públicos da cidade.

Já tradicional, a concentração acontece em frente ao coreto da Praça Pedro de Toledo, onde se iniciam os festejos. Este ano a concentração será pela manhã, com início às 15h30 e a saída do cortejo às 17h, seguindo pela Rua Itália até a Av. Cristóvão Colombo; curto trecho pela Rua Armando Salles de Oliveira dobrando na Av. São Geraldo; estacionando o trio próximo à esquina da Rua São Bento, tendo ao lado o Parque Infantil. A festa segue até 19h.

Musicalmente, o Cordão promove um retorno aos carnavais de outras décadas, com marchinhas clássicas, marcha-rancho, sambas-enredo tradicionais do carnaval das escolas de samba e sambas consagrados do cancioneiro popular brasileiro.

Por seu caráter plural, o Cordão da Luz Divina tem características como intergeracionalidade (reunindo diversas faixas etárias no mesmo espaço), a inclusão social (por se tratar de evento gratuito, ele se torna acessível para muitas pessoas, independente de classe social), além de apresentar-se inclusivo nas questões de gênero, etnia, cultura e acessibilidade. Os participantes são animados a comparecer com espontaneidade e simpatia, celebrando uma festividade anti-machista, anti-homofóbica, de amplo acolhimento à comunidade LGBTQIA+, bem como o combate ativo ao racismo. Além disso, visa o incentivo a preservação dos locais públicos e bens municipais, promovendo o pertencimento ao espaço público, além da coleta e descarte dos resíduos produzidos durante o evento.

Vale destacar que o nome “Cordão da Luz Divina” invoca a relação teatral entre o profano e o divino, atinentes ao espírito e origem do carnaval brasileiro, sendo cordão uma imensa massa que se une para tomar as ruas.

•       Bloco “3 é Amor” (segunda-feira, 03 de março, das 15h às 22h)

O bloco de rua carnavalesco 3 é Amor foi fundado em 2019, sendo organizado pela Dolores Produtora Cultural, com o modernismo e tropicalismo brasileiros como referências para a sua criação.

Araraquara tem na sua história personagens marcantes como Mário de Andrade, que escreveu “Macunaíma – Herói sem nenhum caráter”, em um sítio localizado na cidade. A obra é marco do pensamento modernista e contribuiu para definir o movimento que influenciou o país inteiro.

Décadas depois, o advento da Tropicália emerge com figuras como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa, Tom Zé, os Mutantes e o araraquarense Zé Celso Martinez Corrêa, revivendo o manifesto Antropofágico do qual Mário de Andrade fez parte.

Araraquara é parte do processo de criação da identidade nacional, marcada pelo carnaval com simbologias e manifestações de caráter popular. A democratização do acesso à arte e à cultura são propostas do bloco, assim como a mensagem de tolerância, diversidade e resgate da nossa história.

Em 2025, o 3 é Amor caminha para a sua 5ª edição, tonando o bloco e o Carnaval muito mais do que manifestações festivas: são também instrumentos culturais, econômicos, ambientais e políticos que envolvem participação e transformação social, agitando o comércio local e convidando a população a se juntar nessa comemoração pública e aberta.

A concentração terá início às 15h na rua atrás do Sesc Araraquara, com saída do cortejo às 17h pela Av. Presidente Vargas (vai subir a Av. 7 de Setembro até a Rua dos Libaneses, com retorno pela Av. São José ao local de origem). Na Rua Ivo Dall’acqua a festa continua até às 22h.

SERVIÇO:

Programação do “Carnaval 2025: Tradição da Alegria”

Período: 01 a 04 de março

Realização: Prefeitura de Araraquara (Secretaria Municipal de Cultura e Fundart)

– Sábado (01/03)

•       Bloco “Samba da Vila”

Horário: 12h às 18h

Concentração e dispersão: Estádio Municipal “Dr. Luiz Bento Palamoni” (Dente de Leite – Aco) – Rua Rui Barbosa, entre as avenidas Valeriano Alvarez e Hipólito José da Costa

  • Bloco “Maraca Eu, Maracatu”

Horário: 15h30 às 19h30, saída do cortejo às 17h30

Concentração: em frente ao Sesc Araraquara (Rua Castro Alves – Quitandinha)

Cortejo: segue pela Av. Djalma Dutra, vira na Rua João Gurgel (13) e finaliza na Praça da Igreja do Carmo

Dispersão: Praça do Carmo (Av. 7 de Setembro, entre Ruas João Gurgel e dos Libaneses – Carmo)

– Domingo (02/03)

•       “Cordão da Luz Divina”

Horário: 15h30 às 19h, saída do cortejo às 17h

Concentração: Praça Pedro de Toledo (Av. Portugal, entre as ruas Carlos Gomes e Itália / ruas 6 e 7 – Centro)

Cortejo: realizado pela Rua Itália até a Av. Cristóvão Colombo; curto trecho pela Rua Armando Salles de Oliveira dobrando na Av. São Geraldo; estacionando o trio próximo à esquina da Rua São Bento, tendo ao lado o Parque Infantil

Dispersão: Parque Infantil (Rua São Bento, entre Avs. Prof. Jorge Corrêa e São Geraldo – Centro)

– Segunda-feira (03 de março)

•       Bloco “3 é Amor”

Horário: 15h às 22h, saída do cortejo às 17h

Concentração e dispersão: Rua Ivo Dall’acqua (atrás do SESC Araraquara)

Cortejo: sai pela Av. Presidente Vargas e sobe Av. 7 de Setembro até a Rua dos Libaneses, com retorno pela Av. São José ao local de origem)

– Terça-feira (04 de março)

  • Carnaval na Bento

Horário: das 14h30 às 21h30

Local: Av. Bento de Abreu

Programação: Dico da Lira e Banda Delírio (14h30), Embalaê (16h20), Banda Diabaria (18h10) e Banda Nosso Pagode (20h)

– Contatos blocos carnavalescos:

  • “Samba da Vila” / Felipe: 99704-6459
  • “Maraca Eu, Maracatu” / Jorge: 99373-8999
  • “Cordão da Luz Divina” / Juliano: 99766-5353
  • “3 é Amor” / Marília: 99701-3911

Mais Artigos

Últimas Notícias