quinta-feira, 14, novembro, 2024

Controle de Vetores intensifica ações na Semana de Mobilização para Combate às Arboviroses e Dia D contra a Dengue

Iniciativas visam a conscientização sobre o período que antecede a maior incidência de casos das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti

Mais lido

As equipes de Controle de Vetores da Secretaria Municipal de Saúde intensificaram as ações de combate e prevenção ao mosquito Aedes aegypti, em adesão à Semana Estadual de Mobilização Social para Combate às Arboviroses Urbanas (dengue, zika e chikungunya), de 11 a 16 de novembro, e também em adesão ao Dia D Mobilização contra a Dengue, ambas iniciativas do Governo do Estado de São Paulo, visando a conscientização sobre o período que antecede a maior incidência de casos das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.

Além da vistoria casa a casa que é feita diariamente para eliminação de larvas do Aedes, essa semana também foram intensificadas as ações educativas do grupo Grupo IEC (Instruindo, Educando e Comunicando).

Na segunda-feira (11) o IEC levou ações educativas aos alunos do Centro de Educação (CE) Piaquara “Profª Lectícia Vitta Filpi”, na Vila Xavier, incluindo palestra e atividades lúdicas e recreativas para as crianças, com exposição de maquetes explicativas sobre o ciclo do mosquito, mosquitário com mosquitos e larvas vivas para demonstração e distribuição de materiais impressos com informações sobre o combate aos criadouros e sintomas da doença.

Nesta terça-feira (12), foi a vez dos alunos do Centro de Educação (CE) Ranchinho, no Jardim do Bosque, receberem as atividades do Grupo IEC.

Neste Dia D Mobilização, quarta-feira (13), as equipes estarão circulando por dois importantes corredores comerciais da cidade, a Alameda Paulista e a Avenida Francisco Vaz Filho, distribuindo cartazes e panfletos com orientações sobre combate ao mosquito da dengue.

Na quinta-feira (14), o grupo IEC estará com estandes no Sesc Araraquara, no Quitandinha, expondo todo o seu material informativo, no período da tarde.

E, encerrando as ações alusivas à Semana Estadual de Mobilização Social para Combate às Arboviroses Urbanas, o grupo também fará palestras e levará as atividades lúdicas aos alunos da Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira.

Juntamente com essas ações educativas, a Secretaria Municipal de Saúde também mantém a operação realizada pelas equipes casa a casa. O resultado do trabalho dessa força tarefa, segundo divulgado no último Boletim Semanal da Dengue, da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), no último dia 8 de novembro, foi a visita a mais de 526.7 mil imóveis, com a retirada de quase 795.6 mil quilos de materiais inservíveis, potenciais criadouros do Aedes.

A limpeza minuciosa dos imóveis em Araraquara teve um impacto significativo no controle do Aedes aegypti, interrompendo o ciclo de vida do mosquito, que depende de água parada para se reproduzir. Com essa ação, mais de 6 mil focos com larvas foram eliminados, impedindo sua transformação em mosquitos adultos.

Esse trabalho, que é ininterrupto, independentemente da época do ano, foi fundamental para evitar uma epidemia na cidade em 2024, mesmo diante da disseminação de casos em municípios vizinhos, que enfrentaram surtos da doença.  

Araraquara soma 1.808 casos confirmados de dengue em 2024.  Não houve registro de óbito.

A participação ativa dos cidadãos na limpeza dos quintais, aliada ao trabalho das equipes da Saúde, são fatores cruciais para que a cidade possa manter os números de dengue sob controle, evitando o agravamento da situação.

Lembrando que, em caso de dúvida sobre a identificação dos agentes que realizam o chamado casa a casa, o telefone de contato é o (16) 3303-3123.

Além de cuidar da própria casa, o munícipe também pode identificar imóveis e outros locais problemáticos e avisar para o Controle de Vetores e a Ouvidoria da Vigilância em Saúde, por meio dos telefones (16) 3303-3115 e 0800-774-0440.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias