quinta-feira, 19, setembro, 2024

Coordenadora do curso de Serviço Social da Uniara fala sobre o Dia Nacional da Adoção

Data é celebrada nesta quinta-feira, dia 25 de maio

Mais lido

Nesta quinta-feira, dia 25 de maio, é comemorado o Dia Nacional da Adoção. A coordenadora do curso a distância de Serviço Social da Universidade de Araraquara – Uniara, Natalia Ferrari Vedroni, ressalta a importância da celebração da data.

“No Brasil, este dia foi oficializado a partir do decreto da lei nº 10.447, de 9 de maio de 2002, com o intuito de promover debates sobre o princípio da convivência familiar e comunitária com dignidade, que é um direito previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA. O assunto é de extrema relevância social, pois a adoção garante que crianças que não possuem vínculos com sua família biológica possam ter um convívio familiar”, explica a docente.

Ela menciona que a(o) assistente social apresenta um papel fundamental nesse processo, “pois atuará no setor técnico de serviço social do judiciário, realizando desde o início das orientações aos pretendentes à adoção, seguindo até mesmo em cursos preparatórios”.

“É importante lembrar que essa construção de espaços de orientação e preparação para pretendentes ou inscritos a adoção são importantes ferramentas utilizadas pelas equipes técnicas e demais representantes da rede socioassistencial para que um número maior de pessoas possam ter o conhecimento a respeito do assunto e como funciona esse processo, para assim garantir maior segurança às crianças e adolescentes”, salienta.

A(o) profissional, de acordo com Vedroni, busca conhecer as relações sociais e contextos culturais, sociais e econômicos, bem como demais expectativas frente à adoção. “Também poderá realizar entrevistas individuais e em grupo, e visitas domiciliares, entre outros instrumentos que servirão de apoio para subsidiar o processo de adoção”, completa.

A coordenadora lembra ainda que a(o) assistente social do judiciário não atuará sozinho. “Além de sua equipe técnica, também contará com uma rede articulada composta pelo conselho tutelar, conselhos de direitos de crianças e adolescentes, ministério público, Centro de Referência Especializado de Assistência Social – Creas, Centro de Referência de Assistência Social – CRAS e Organizações Não Governamentais – ONGs, entre outros que, de forma articulada, formam uma rede de apoio que se mostra fundamental para garantir a integralidade no atendimento e na efetividade na proteção dos direitos das crianças e dos adolescentes”, detalha.

Atualmente, muitas crianças e adolescentes aguardam por um novo lar. “É nosso papel estar à frente da qualificação de todo esse processo para que seja realizado de forma segura desde as primeiras orientações até a inclusão da criança ou adolescente na família substituta”, finaliza Vedroni.

Informações sobre o curso a distância de Serviço Social da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br/cursos/ead/graduacao/servico-social ou pelo WhatsApp (16) 99602-4067.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias