Está eleita a Corte do Carnaval da Paz e da Cidadania 2019! O evento realizado pela Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, na noite dessa quinta-feira (14), escolheu os representantes da grande festa popular brasileira em evento realizado no Centro de Eventos e Convenção. O reinado de Araraquara já tem nome!
Foram escolhidos: Fabíola Gabriel (Rainha do Carnaval), Milena Fidenis (Princesa do Carnaval), Ingrid Paola Braz (Rainha do Samba), Amanda Pereira (Princesa do Samba), Cindy Pietra (Rainha Trans), Natália Bueno Francelino (Princesa Trans), e Maikon Cléber Lopes (Rei Momo).
Para integrar a Corte do Carnaval da Paz e da Cidadania, os candidatos demonstraram muita simpatia, além de samba no pé, estética corporal, comunicação e elegância. Os sete eleitos agora têm uma agenda intensa até o fim do período carnavalesco: além da presença nas atividades promovidas e apoiadas pela Prefeitura, a corte também visitará clubes e entidades de Araraquara durante o Carnaval.
Durante o evento que elegeu a Corte do Carnaval da Paz e Cidadania 2019, a Secretaria Municipal da Cultura e a Fundart anunciaram a programação oficial do Carnaval da cidade. O prefeito Edinho Silva acompanhou todo o evento. “A programação irá avançar no conceito de democratização do Carnaval em Araraquara, com apresentações de diversos blocos pela cidade e eventos em Bueno de Andrada, nos assentamentos e nos bairros que integram o ‘Territórios em Rede’ (de maior vulnerabilidade social)”.
Edinho destacou que, este ano, com a marchinha “Xô, Aedes”, “aproveitamos também para reforçar nossa campanha contra os criadouros do mosquito da dengue. A participação da população é fundamental, já que 80% dos criadouros estão nas casas”.
O prefeito agradeceu a todos da Secretaria de Cultura e da Fundart que trabalharam na organização do evento, ao júri da eleição da Corte e aos vereadores Thainara Faria (PT) e Roger Mendes (Progressistas), que representaram a Câmara Municipal no evento. Daniela Simões representou o jornal O Imparcial.
Agenda do Carnaval
Pré-Carnaval – Para a festa que antecede os dias oficiais da folia, estão programados: o Bloco Petit PhUÁ no sábado, 23 de fevereiro, com concentração a partir das 15h30 no Parque Infantil; e um Encontro com as Escolas de Samba e show com Junior Barros no domingo (24), no Salão da APAE, às 12 horas.
Chave da Cidade – O Carnaval tem início oficialmente na sexta-feira, 01 de março – data que o a Corte do Carnaval receberá a chave da cidade para seu reinado, em atividade no Paço Municipal, às 17h30.
Blocos – No sábado, 02 de março, às 15h, na Praça das Bandeiras haverá concentração do Bloco Zinho, com show do Grupo Pra Lá de Bagdá previsto para às 18h30.
O Bloco Unidos da Terra Dura, com o grupo Sementes Crioulas, se reúne às 17 horas do sábado em frente ao Sesc Araraquara, e contará – na chegada na Praça do Carmo – com: “roda de Samba de Coco”, com o grupo na Quebrada do Coco; e “samba de roda”, com o coletivo da Horta Comunitária da Zona Norte.
No sábado ainda tem, às 18 horas, a concentração do Bloco Unidxs do Vale, na Praça da Independência (XV de Novembro). O percurso do bloco seguirá até o Teatro Wallace Leal, onde haverá: discotecagem da DJ Nova Malibu, a participação da Drag Malaga Valência e da Rainha e da Princesa Trans do Carnaval 2019.
Domingo, 03 de março, tem mais dois blocos: o irreverente Bloco Cordão da Luz Divina se concentra a partir das 15 horas na Praça Pedro de Toledo, e segue para a Praça das Bandeiras, onde acontece show com o grupo SambaZinho; e às 17h30 tem a concentração do Bloco Ponto Chic e show do grupo Mania de Samba no Bar Ponto Chic.
Para a segunda-feira, 04 de março, o Bloco 3 é Amor e o Coletivo Tocaya se concentram a partir das 15 horas na Praça Santa Cruz, e segue para a Av. Duque de Caxias, 550, onde haverá discotecagem do Coletivo Tocaya. E o frevo marca presença na festa de Araraquara, com show de Alex Lima, às 19 horas, na Praça das Bandeiras.
Os blocos se encerram na terça-feira, 05 de março, com show de Carnaval com o grupo SambaZinho, na Praça das Bandeiras, a partir das 19 horas. Estão convidados todos os blocos para esta confraternização.
Carnaval nos Territórios – O Carnaval também se descentraliza e chega aos bairros mais afastados do Centro, com uma programação voltada ao programa Territórios em Rede.
No sábado (dia 02): às 10h na quadra do Valle Verde, e às 15h no CEU das Artes (Jardim Indaiá/São Rafael); domingo (dia 03): às 10h em frente à EMEF do Jardim das Hortênsias, e às 15 na Praça do Parque São Paulo; e na segunda (dia 04), às 10 horas, na Praça do Jardim Ieda.
Trio Elétrico – Segunda e terça-feira, dias 04 e 05 de março, são os dias de Trio Elétrico! Na segunda-feira (dia 04) a Banda Falso Brilhante comando o trio na Rua Marilda Aparecida Páscoa Romano com a Avenida Doutor Edson Baccarin, no Jardim Boa Vista II (entre os setores II e III do Selmi Dei), a partir das 15 horas.
Na terça-feira (dia 05), a Avenida Bento de Abreu é palco do Trio Elétrico de Carnaval, com apresentações das bandas Batuque do Bem e Flor de Abóbora, a partir das 15 horas.
Carnaval nos Assentamentos – No sábado (dia 02), às 20 horas, acontecem os carnavais nos assentamentos: no Monte Alegre será no Barracão do Setor 3, com apresentação do DJ Magrão; e no Bela Vista será no Salão do Assentamento, com a participação do DJ Rogerio Maia.
E Bueno de Andrada também terá festa: é o Bailinho com Há Há Há, na segunda (dia 04), às 15 horas, na Praça de Bueno de Andrada.
Carnaval de Praia – O grupo Ases Mania e a banda Falso Brilhante comandam o show do Carnaval de Praia, a partir das 13 horas do domingo (dia 03), no Palco do Parque Pinheirinho.
Pós-Carnaval – A agenda se encerra, ainda com fôlego, com um pós-carnaval no dia 17 de março, às 15 horas: haverá concentração do Bloco Enterro do Carnaval, em frente ao Pé na Cova, com a presença da banda Embalaê.