Condições de trabalho dos agentes de endemias, estrutura das unidades de saúde, formalização de parcerias com universitários para descentralização de campanhas e elaboração de projeto de lei que busca instituir o Dia Municipal de Saúde da Família. A vereadora Thainara Faria (PT) discutiu todos esses assuntos, na sexta-feira (30), em reunião com a secretária de Saúde, Eliana Honain, e com o coordenador executivo de Vigilância em Saúde, Rodrigo Contrera Ramos.
O primeiro ponto abordado foi a precariedade do veículo que transporta os agentes de endemia da sede para os pontos de trabalho. A secretária reconhece o problema e estuda a possibilidade de locação de mais um ônibus. A vereadora se comprometeu a dialogar com deputados estaduais e federais em busca de emendas para aquisição de novos veículos. A manutenção da limpeza da sede, que chega a abrigar 200 colaboradores, também foi cobrada por Thainara. Todo o serviço é realizado atualmente por duas terceirizadas, por isso “é preciso uma colaboração coletiva”, frisou Ramos.
Safe Itinerante
Sucesso há mais de 20 anos, a Semana de Assistência Farmacêutica Estudantil (Safe), realizada anualmente pela Unesp, promove ações educativas relacionadas à saúde. A ideia dos estudantes é descentralizar o evento, promovendo edições menores em diversos bairros da cidade durante o ano todo, com o apoio da Prefeitura. Thainara apresentou a proposta à secretária, que se prontificou a estudar a viabilidade da parceria.
Unidades de Saúde
A falta de profissionais em alguns postos de saúde também foi questionada pela vereadora Thainara Faria. A secretária explicou que foi realizado um concurso público para suprir a carência do setor e apenas dois, dos 20 médicos aprovados, assumiram o cargo. Atualmente, a Prefeitura está com inscrições abertas para preenchimento de das vagas existentes. Fora isso, Eliana citou a parceria firmada com a Universidade de Araraquara (Uniara) e a Universidade Estadual Paulista (Unesp) por meio do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET) que visa à inserção de alunos na comunidade para atendimento da população.
A vereadora ainda apresentou projeto de lei que visa instituir, no Calendário Oficial de Eventos do Município, o Dia Municipal de Saúde da Família. O objetivo é valorizar o trabalho das equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF), assim como conscientizar a população sobre sua responsabilidade para promoção da saúde. “Acredito muito neste modelo, que busca promover a qualidade de vida, informando sobre fatores que colocam em risco a saúde, como a falta de exercícios físicos e má alimentação”, defendeu Thainara.