21 de março, dia municipal do Hino de Araraquara. A data foi instituída no calendário do município em março de 2016, pela lei 8.679, por iniciativa do então vereador Donizete Simioni. E para celebrar a data, foi realizado um ato cívico na Casa de Leis, na quarta-feira (dia 21).
A solenidade, que foi presidida pelo vereador José Carlos Porsani (PSDB), homenageou a autora dos versos, Apparecida Jesus de Godoy Aguiar, que recebeu Prêmio Coninter Artes, no grau de oficial, honraria outorgada pelo conselho internacional dos acadêmicos de ciências, letras e artes. “Receber esse prêmio foi de uma emoção muito grande, pois os versos são simples, para que as crianças também possam cantar. E através dele eu demonstrei o meu amor por essa cidade”.
O historiador Rogério Tampellini, que organizou uma exposição sobre o hino discorreu sobre o intuito da data comemorativa: “É um dia para a sociedade conhecer, cultuar, preservar e difundir o símbolo cantado de nossa cidade”.
Cantar diariamente
O vereador Porsani ressaltou a importância de reconhecer o trabalho da compositora. “Isso significa o civismo, para as crianças e para nós, adultos. Precisamos colocar esse hino, elaborado há 46 anos, em prática. Quando se sente a música, sentimos o cheiro de Araraquara, como ela mesma fala. O ideal seria que nas escolas fossem cantados, diariamente, o Hino Nacional e o Hino de Araraquara”, completou.
Também estiveram presentes: o vice-prefeito, Damiano Neto; os vereadores Elias Chediek e Gerson da Farmácia (PMDB); representando a polícia militar, o 1° Tenente PM Tavares e o Subtenente PM Galiani; Adriana Carvalho, escritora e secretária da Associação dos Escritores de Araraquara; além de outros membros da Associação de Escritores e da Academia Araraquarense de Letras.
Confira mais fotos no Flickr da Câmara:https://flic.kr/s/aHskv4ATHn