Pedro Luiz Freitas Quarteto é o destaque musical na programação deste domingo, 11 de setembro, no Choro das Águas, enquanto o artista visual Pedro Lorenzetti comanda a atividade infantil. O Choro das Águas, realizado na Praça do Daae – Fonte Luminosa, conta ainda com Feira de Artesanato, com toda a programação realizada gratuitamente pela Secretaria Municipal da Cultura e Fundart.
A programação tem início com a Feira de Artesanato, reunindo artesãos da cidade e região, a partir das 16 horas. O trabalho manual, fonte de renda para muitos, é incentivado e é o carro-chefe da feira que revela muitos artistas com seus trabalhos criativos e originais, com ótimas e variadas opções de presentes.
Depois, às 16h30, tem atividade infantil com Pedro Lorenzetti destinada a crianças maiores de 6 anos: é o Laboratório de Texturas Bidimensionais – uma breve experiência criativa e investigativa das coisas e objetos ao redor. “Através das mãos, do sentido tátil, percebemos diferenças de texturas em objetos e superfícies, mesmo com os olhos fechados sabemos quando estamos tocando, pisando ou apenas encostando em uma superfície áspera, lisa, rugosa, etc. os olhos também são capazes de perceber as texturas, mas, e representá-las de maneira bidimensional? Como será essa experiência?”, questiona Pedro.
Através da frotagem (técnica que consiste em captar texturas e formas de objetos e superfícies) e do desenho, a oficina propõe experimentar o universo milimétrico das texturas de pedras, folhas, troncos, e tudo o que for possível.
Pedro Lorenzetti, formado em Artes Visuais (habilitado em Escultura) pela Universidade Federal de Minas Gerais, conta que o objetivo maior dessa dinâmica no Choro das Águas é o processo investigativo que pode despertar o desejo da criação e a curiosidade pelos detalhes, pelo mundo, pelas técnicas artísticas, sem ter nenhuma pretensão de sair da oficina com obras e desenhos finalizados, “apenas a experiência de ter feito vários exercícios, esperando que cada um siga com a sua investigação particular em casa.”
Fechando a programação, tem Pedro Luiz Freitas Quarteto em uma apresentação de roda de Choro, com início às 18 horas. O show apresenta releituras de choros e também apresenta o trabalho autoral do grupo.
O bandolinista araraquarense Pedro Luiz Freitas iniciou seus estudos aos 14 anos, aprendendo cavaquinho e bandolim. Depois de estudar no Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos, em Tatuí, e se formar em Música pela Universidade Metropolitana de Santos, o músico se dedica e prioriza o ensino do Choro e da música instrumental.
Desde 2019 o bandolinista se apresenta com seu quarteto, acompanhado por: Oliver Kofi (violão 7 cordas), Eloi Brito (cavaquinho) e Henrique Brandão (pandeiro).
A Praça do Daae – Fonte Luminosa está localizada na Rua Napoleão Selmi Dei, 26, na Vila Harmonia, próximo ao Gigantão.