sexta-feira, 28, junho, 2024

EMEF Gilda Rocha de Mello e Souza realiza visitas monitoradas à trilha ecopedagógica do Córrego do Tanquinho

Atividade faz parte dos projetos “Bacias Hidrográficas Locais” e “O Rio Começa Aqui”, uma parceria entre o DAAE, a Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade

Mais lido

Os estudantes do ensino integral da EMEF Gilda Rocha de Mello e Souza realizaram, durante a última semana, visitas monitoradas à trilha ecopedagógica do Córrego do Tanquinho, afluente do Ribeirão das Cruzes, uma das principais bacias hidrográficas de Araraquara. A atividade integra os projetos “Bacias Hidrográficas Locais” e “O Rio Começa Aqui”, uma parceria entre o DAAE, a Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade.

O técnico ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Leonardo de Araújo Neto, explica que a visita monitorada objetiva apresentar o recurso hídrico mais próximo da EMEF Gilda Rocha de Mello e Souza para que possam ajudar na preservação do local. “Durante a visita, os estudantes puderam ver in loco a serrapilheira, árvores dos biomas da Mata Atlântica e do Cerrado e alguns espécimes da avifauna”.

Segundo ele, foi possível trabalhar os conceitos transversais e interdisciplinares. “Queimadas, descarte irregular de resíduos, prevenção e coleta seletiva, reflorestamento, serrapilheira, biomas da mata atlântica e cerrado, meio ambiente externo e meio ambiente interno, foram alguns dos conceitos trabalhados durante as trilhas”.

Leonardo reforça que no começo do mês de maio foi realizada em parceria com a Secretaria Municipal da Educação, uma capacitação denominada “Bacias Hidrográficas Locais” e “O Rio Começa Aqui” para 13 Coordenadoras de Educação Integral das EMEFs e CE (Centros de Educação). “O objetivo principal da capacitação sobre as bacias hidrográficas locais é apresentar a toponímia (nome) dos corpos d’água que passam perto de suas residências e das unidades de educação que trabalham”.

De acordo com ele, o projeto “O Rio Começa Aqui” visa a conscientização e controle do descarte irregular de resíduos diversos em ruas e calçamento público, além de alertar os munícipes para o sistema de micro e macro drenagem pluvial. “Durante a capacitação também tratamos da poluição plástica dos oceanos e discutimos os conceitos de bacia hidrográfica”.

Durante o encontro ficou definido que os projetos “Bacias Hidrográficas Locais” e “O Rio Começa Aqui” serão aplicados em todas as Emef´s de tempo integral do município. “Essa troca de saberes e experiências pedagógicas faz toda a diferença”, finaliza Leonardo.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias