Empresas de caçambas pedem revisão de tributos devido a pagamento por lixo doméstico

Vereador Aluisio Boi (MDB) vai intermediar a negociação

Mais lido

O vereador Aluisio Boi (MDB) recebeu na tarde de sexta-feira (1º) representantes das empresas RM Locação de Caçambas, Rei da Caçamba e Morada Ambiental para tratar da colocação de lixo, inclusive orgânico, em caçambas destinadas a resíduos da construção civil.

Segundo eles, em toda a cidade e, especialmente na região central, as pessoas depositam todo tipo de lixo nas caçambas, desde embalagens e restos de alimentos até móveis. Esse material tem que ser separado e encaminhado para o aterro sanitário, o que gera um custo adicional para a empresa. Uma delas chega a separar um caminhão basculante de lixo por dia, e tem que pagar para dar a destinação correta.

“Para nós, isso é bitributação, uma vez que todos os cidadãos pagam a taxa de lixo e, como muitos colocam em nossas caçambas, temos que pagar novamente. Nosso pedido é que passemos a ter isenção desse pagamento, pois um aumento de custos assim está inviabilizando nossa atividade”, garantiu um dos empresários.

Boi viu várias fotos e ouviu os relatos e argumentos dos prestadores de serviço. “Também entendo como uma dupla tributação, afinal de contas, toda a cidade paga pelo recolhimento do lixo. Na realidade, os caçambeiros estão até prestando um serviço para a cidade. Hipoteticamente: se eles retirassem o lixo das caçambas e deixassem na calçada, os caminhões da coleta normal teriam que recolher”, disse o vereador, que elaborou a Indicação nº 3619/2025, solicitando estudos por parte do Executivo para viabilizar essa reivindicação das empresas.

Mais Artigos

Últimas Notícias