O Esquenta FliSol segue movimentando a cena literária de Araraquara com duas mesas especiais nesta semana, ambas protagonizadas por poetas da cidade que unem sensibilidade, força criativa e engajamento social em suas trajetórias. As atividades, gratuitas e abertas ao público, integram a programação preparatória da FliSol – Festa Literária da Morada do Sol que será realizada em novembro.
Na quarta-feira (29), às 9 horas, os alunos do Senac Araraquara recebem a mesa “Onde Mora a Poesia”, com Lilian Penteado e Dani Raphael. O encontro propõe um diálogo entre duas mulheres que vivem a arte como necessidade vital, discutindo o papel da poesia e da criação artística como espaços de transformação, sensibilidade e encontro — uma celebração do que é íntimo e coletivo.
Lilian Penteado, araraquarense, arquiteta e urbanista de formação, é multiartista e autora do livro de poesias Elefante no Dente. Integra desde 2010 o grupo Memento 832, surgido a partir do fanzine de mesmo nome, e em seus trabalhos explora a intersecção entre fotografia, performance e escrita. É também facilitadora de oficinas e cursos autorais, como Solte o Verbo, Ventre (neologismos), Livre-se (livro de artista) e AVIVACARNE – o corpo da escrita e a escrita do corpo.
Já Dani Raphael é escritora, artista multifacetada e curadora da própria FliSol; é autora de Renascer em Mim (Editora Brunsmark), Lilith em Escorpião (Editora Floresça), adaptado para o teatro, e Pé de Romã (Editora Opera), obra que inspirou o filme homônimo com estreia prevista para este segundo semestre de 2025. Também publicou e-books de poesia como Pra Ela e Dela e transita entre literatura, música e artes cênicas com uma escrita intensa e profundamente humana.
Encerrando a semana, na sexta-feira (31), das 10h às 12h, o Anfiteatro B da FCL-Unesp Araraquara será palco da mesa “A Leveza do Ser Insustentável”, reunindo Fabi Virgílio e Lilian Penteado, com mediação de Dani Raphael. O encontro propõe reflexões sobre criação, corpo e existência a partir de uma perspectiva feminina e contemporânea.
Fabi Virgílio, atriz, poeta, advogada, ativista cultural e defensora dos direitos humanos, é uma das fundadoras da Associação dos Amigos da Praça das Bandeiras. Araraquarense da Vila Gaspar. Fabi está em seu segundo mandato como vereadora e tem sua trajetória marcada pela militância em prol da cultura, da diversidade e da inclusão social.
Com essas duas mesas, o Esquenta FliSol reafirma o protagonismo feminino e a potência da poesia produzida em Araraquara, antecipando o espírito da Festa Literária que, mais uma vez, promete reunir vozes diversas e inspiradoras em novembro. A 4ª edição da Festa Literária da Morada do Sol é uma realização do Ministério da Cultura e Instituto Colibri, em parceria com a Prefeitura de Araraquara por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, e da Secretaria Municipal da Educação.
A FliSol 2025 acontecerá entre os dias 3 e 9 de novembro. Com parceiros e apoiadores como Sesc, Senac, Sesi, Unesp, Uniara, Instituto Federal de São Paulo, Academia Araraquarense de Letras, Hotel Municipal, Paraty Mobilidade, Casa do Saci, Café com Pernas, BRN Construtora, EPTV e EP FM, a FliSol chega este ano a sua 4ª edição e reforça seu papel como uma das principais plataformas culturais do interior paulista. O evento conta ainda com patrocínio da Necta e do Sicoob Araraquara.
SERVIÇO:
Esquenta FliSol
• Quarta-feira (29 de outubro)
9h: “Onde Mora a Poesia”, com Lilian Penteado e Dani Raphael – Esquenta FliSol
Local: Senac Araraquara (Rua João Gurgel, 1935 – Carmo)
• Sexta-feira (31 de outubro)
10h às 12h: Mesa Literária: “A Leveza do Ser Insustentável”, com as autoras Fabi Virgílio e Lilian Penteado e mediação de Dani Raphael – Esquenta FliSol
Local: Anfiteatro B UNESP (Rod. Araraquara Jaú, km 1)
Programação gratuita





























