Até o próximo dia 29 de março, a Prefeitura realiza em Araraquara, por meio da Secretaria Municipal da Educação, o cadastro e o processo de recadastramento de estudantes da rede pública aptos para o uso do transporte escolar no ano letivo de 2019. O cadastro é anual e obrigatório e, por isso, os estudantes inscritos em 2018 terão que renová-lo.
O Programa Municipal de Transporte Escolar atende estudantes da rede pública municipal (infantil e fundamental) e, em convênio com o governo do Estado, estudantes da rede estadual (fundamental e médio), por meio de veículos fretados, passe escolar e frota própria.
Importante destacar que os alunos do Programa devem comprovar a necessidade do benefício, já que esse tipo de transporte não é universal.
Além de a residência do estudante da educação básica ter que ser no mesmo município onde se localiza a escola, também é preciso que ele more na zona rural ou em local onde haja barreira física – um obstáculo que impeça ou dificulte seu acesso à escola.
Também é necessário que a escola esteja localizada a mais de 2 km do local da residência em área urbana.
Depois de cadastrado, o estudante receberá créditos estudantis ou fará uso de ônibus fretado, ou de veículos próprios para tal finalidade. O cartão de passe é de uso pessoal e intransferível.
Como cadastrar
Para efetuar o cadastro no Programa Municipal de Transporte Escolar, o estudante e seu responsável legal deverão comparecer à Rua Expedicionários do Brasil (Rua 8), nº 1.618, entre as Avenidas Espanha e Duque de Caxias (em frente à Faculdade de Farmácia da Unesp), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, munido de uma série de documentos exigidos.