sexta-feira, 22, novembro, 2024

Evento marca lançamento oficial da 2ª edição da FliSol – Festa Literária da Morada do Sol

Roda de bate-papo contou com a participação do escritor Ignácio de Loyola Brandão, patrono oficial do evento

Mais lido

Na manhã do último sábado (20), foi realizado o lançamento da FliSol – Festa Literária da Morada do Sol, com a presença do escritor araraquarense Ignácio de Loyola Brandão, autoridades, imprensa e convidados. O encontro no Empório Na Fazenda contou com café da manhã, apresentações artísticas e um bate-papo com Ignácio, o patrono oficial da FliSol.

Bernadete Passos, realizadora da FliSol e presidente do Instituto Colibri, apresentou a segunda edição do evento que vai ocorrer de 8 a 12 de novembro deste ano. Além do patrono desta edição, Ignácio de Loyola Brandão, também será homenageado o escritor Mário de Andrade, que dá nome à Biblioteca Municipal de Araraquara e celebra 80 anos neste ano.

A Prefeitura de Araraquara, parceira do evento, esteve representada por Teresa Telarolli, secretária municipal da Cultura; Weber Fonseca, coordenador de Acervos e Patrimônio Histórico e Marcia Bessa Martins, coordenadora de Comunicação. Já os vereadores Fabi Virgílio e Alcindo Sabino representaram a Câmara Municipal, enquanto Prof. Dr. Rafael Orsi representou a Unesp Araraquara e Lucivânia Nascimento, supervisora geral de programação do Sesc, representou a instituição que é parceira do evento, juntamente com o Senac.

Também marcaram presença Lauro Monteiro, designer da identidade visual da FliSol; Silvana Santoro, professora e atriz que realizou intervenção “Ode ao Burguês”, de Mário de Andrade, e os curadores do evento: Cintia Santos, Cláudio Tober, Rodrigo Vulcano e Paulo Delfini.

O violeiro João Vitor chamou a atenção do escritor Ignácio com sua apresentação. “Queria ouvir mais você”, adiantou o escritor no começo da sua fala. A Cia. Dois Palitos, com Rodrigo Vulcano e Fernando Galeane, também realizaram intervenção no evento.

Bate-papo

No encontro, Bernadete disse ser um “dia especial” por contar com a presença do patrono Ignácio no lançamento. O escritor foi o convidado de honra e promoveu um bate-papo com os presentes. Suas histórias envolvendo Araraquara, assim como o ofício de escritor, suas obras e a crítica nortearam a conversa que, muitas vezes, arrancou risos dos convidados. “Nasci em Araraquara, mas não foi culpa minha”, brincou, arrematando: “sou muito feliz em ter nascido aqui”.

Ignácio destacou o trabalho de Bernadete Passos, à frente da FliSol. “Vejo a Bernadete como um trator”, referindo-se a força em realizar o evento. “Há anos que penso porque não tem uma Festa (literária) e agora tem! A minha cidade tem uma festa literária!”, destacou. “Surgiu Bernadete”, disse, acrescentando que o primeiro filme que assistiu, no Cine Paratodos, foi “A Canção de Bernadete”. “Bernadete era uma santa, fazia milagres e, essa Bernadete fez um milagre de fazer uma festa literária em Araraquara”, brincou.

A secretária municipal da Cultura, Teresa Telarolli, que representou o prefeito Edinho no lançamento, agradeceu a Bernadete pelo protagonismo à frente do evento, ao escritor Ignácio e à Academia Araraquarense de Letras pela participação e também aos demais parceiros do evento. “A FliSol é uma conquista muito grande para todos os artistas e já tem uma história para contar. O poder público tinha uma dívida com a literatura e estamos no momento certo e estamos juntos.”

A FliSol 2023 é uma realização do Instituto Colibri, em parceria com a Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Fundart, por meio da Coordenadoria de Acervos e Patrimônio Histórico.

Bernadete destacou que a programação da FliSol contará com o “educativo” sobre Mário de Andrade, para os professores da cidade, com atividades de incentivo à leitura, de junho a novembro. Também, a programação prévia – o “Esquenta” da FliSol – acontece em outubro. A programação contará ainda com um edital que será aberto para novos autores, “para trazer sangue novo”.

Uma estrutura de programação já vem sendo estudada, com programação infantil da FliSolzinha, mesas literárias para crianças, jovens e adultos, além da participação de autores de Araraquara e região e de mesas de debates para adultos com nomes que provoquem o público. Também a participação dos alunos da Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira, com coreografias de Macunaíma, deverá somar ao programa.

Vale destacar que todas as atividades da FliSol serão gratuitas. Mais informações sobre o evento poderão ser acompanhadas no site da Prefeitura de Araraquara ou pelas redes sociais da FliSol.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias