quinta-feira, 21, novembro, 2024

Feriado (15) tem Grupo Sobrevento em duas apresentações voltadas para bebês

Espetáculo “Terra” será encenado gratuitamente no CER Leonor Mendes de Barros, no Parque Infantil, às 11h e 14h

Mais lido

O reconhecido grupo de teatro de bonecos Sobrevento é atração no feriado desta sexta-feira (15) em Araraquara, em uma apresentação voltada para bebês – o projeto é realizado pelo Edital Lei Paulo Gustavo SP do Governo do Estado de São Paulo – Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas – e Governo Federal – Ministério da Cultura, em parceria com a Secretaria municipal de Educação. O espetáculo “Terra” será encenado gratuitamente na quadra do CER Leonor Mendes de Barros, localizado no Parque Infantil e os ingressos gratuitos serão distribuídos meia hora antes do início, no próprio CER.

O Sobrevento é um grupo profissional de Teatro formado em 1986 que se dedica à pesquisa, teórica e prática, da animação de bonecos, formas e objetos e que mantém um repertório de espetáculos.

“Terra” é o mais recente espetáculo para bebês do Sobrevento e tem por mote as memórias que todo ser humano, mesmo bebê, possui e os objetos que as encerram. Inspirado na ideia de que as crianças costumam enterrar coisas que lhes são significativas, Sandra Vargas criou um texto que fala de memória, dos laços afetivos e do amor que está dentro de todos nós e que é a base de todo ser humano.

Memórias guardadas, enterradas, desenterradas, escondidas, reveladas, dançam em um círculo de terra escura e úmida que abriga uma atriz em cena. Sandra Vargas, também atriz, apresenta-se na companhia de dois músicos, que tocam, ao vivo, violão e violoncelo. A música, criada especialmente para o espetáculo, é de autoria de William Guedes, que também responde pela direção musical.

Em “Terra”, uma mulher pisa na terra e fazia tempo que não sentia a terra nos seus pés. Ao senti-la, lembra do carinho que brota da terra. Dela, desenterra os seus segredos, as coisas pequenas de que é feito o amor que cultivamos na terra.

Os objetos, neste espetáculo, representam cada ente querido que a atriz desenterra das suas memórias, ou seja, os objetos são relacionados ao que ela se lembra da avó, do pai e da mãe. Pedaços de louça quebrada, uma colher, uma toalhinha de crochê, uma flor e um perfume trazem a memória da sua avó. Diante dos bebês, ela vive o momento em que a avó lhe dava de comer, a limpava e a perfumava, fazendo-a se sentir como uma flor, uma flor que enfeita o jardim da sua avó.

Ao desenterrar uma concha, a atriz desenterra a memória do pai, o dia em que viu o mar pela primeira vez e quando ela aprendeu a nadar nos braços do pai, olhando para o céu que parecia tanto com o mar. Finalmente, desenterra um livro e, com isso, traz à tona todas as noites da sua infância, quando sua mãe lhe contava histórias e assim fazia com que perdesse o medo do escuro.

Sobre a terra – ora um jardim, ora um mar, ora um leito, – suspende-se um céu de estrelas, que a atriz monta a partir do livro que a mãe lia para ela, para aprender a enfrentar o medo.

Terra estreou em novembro de 2016, no Espaço Sobrevento, em São Paulo. O espetáculo também foi apresentado no Distrito Federal, integrando o Festival Primeiro Olhar, e em Bauru, Registro, Jundiaí, Birigui e Campinas, no interior de São Paulo. Sandra Vargas foi indicada como uma das cinco melhores atrizes do ano de 2016, por Dib Carneiro Neto, pelo trabalho no espetáculo Terra.

Vale destacar que, além dos espetáculos do feriado, o Grupo Sobrevento realizará, na Secretaria Municipal de Educação, uma Oficina de Teatro para Bebês destinada aos professores e educadores da Rede Municipal de Educação nesta quarta-feira (13), com vagas limitadas. Ainda, o grupo realiza, no dia 14, apresentações para estudantes das escolas municipais, às 8h30 e às 14h, também no CER Leonor Mendes de Barros.

SERVIÇO:

Espetáculo para bebês “Terra”

Local: quadra do CER Leonor Mendes de Barros (no Parque Infantil – Rua São Bento, 1993 – Centro/ acesso pelo portão da Av. Prof. Jorge Corrêa)

Dia: sexta-feira (feriado – 15 de novembro)

Horários: 11h e 14h

Grátis – ingressos distribuídos no local, meia hora antes do início

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias