sexta-feira, 5, julho, 2024

Ferroviária inicia busca pelo sonho da Série C

Mais lido

Carlos André de Souza

Este sábado (4) é dia de estreia na Fonte Luminosa, em Araraquara. A Ferroviária terá seu primeiro desafio pelo Campeonato Brasileiro da série D em jogo marcado para as 18 horas, contra o Joinville de Santa Catarina.
O time araraquarense, que empolgou seus torcedores com a bela campanha no Paulistão, onde foi eliminado para o Corinthians nos pênaltis nas quartas de final, manteve o técnico Vinícius Munhoz, que comandou uma reformulação após a ‘debandada’ de atletas para times de divisões superiores do Brasileiro.
Assim, nomes que se destacaram no estadual, como o goleiro Tadeu, o lateral Diogo Mateus e os meias Tony, Léo Artur, entre outros, não integram mais o elenco afeano na competição nacional. Por outro lado, o grupo conta com o experiente goleiro Gabriel Leite, destaque da Locomotiva no segundo semestre do ano passado, além do atacante Léo Castro, que retornou para a equipe após uma temporada no Red Bull Brasil.
O treinador falou sobre a mentalidade do grupo para esse início de competição. “É preciso conversar muito com o elenco, passar confiança através da conversa e dos momentos que podemos nos reunir para deixar claro a maneira como a equipe vai jogar. Os jogadores encontram na ideia de jogo uma sustentação e isso é muito importante. Também é preciso fazer uma boa análise do adversário, contar com uma quantidade boa de informações do adversário, que é o que faz com que, de certa forma, jogamos o jogo antes. Isso aumenta a confiança dos atletas e é dessa forma que a gente vem trabalhando”, explicou.

Série D
O Brasileiro da Série D é disputado em seis fases com 68 clubes de todos os estados do Brasil. A segunda fase, com 32 clubes, está prevista para começar a partir do dia 16 de junho. As oitavas de final a partir do dia 30 de junho, as quartas a partir do dia 14 de julho, as semifinais no dia 28 de julho e os dois jogos das finais estão marcados para os dias 11 e 18 de agosto. Os quatro clubes que se classificarem para as semifinais da Série D estão garantidos no Brasileiro da Série C de 2020.
Essa será a segunda vez seguida que a Ferroviária disputará a Série D. Na edição de 2018, a Locomotiva sucumbiu na primeira fase, com uma campanha de três empates e três derrotas. Com o objetivo de não repetir o desempenho em 2019, a Locomotiva integra o Grupo A17 ao lado de Maringá-PR, Avenida-RS e Joinville-SC.

Testes
A Ferroviária realizou três jogos-treino durante a preparação para a Série D. Em seu primeiro teste, a equipe araraquarense bateu o Grêmio Novorizontino por 3 a 2 na Fonte, com dois gols marcados por Rafael e um de Jhonatan. No jogo-treino seguinte, o time de Novorizonte levou a melhor em casa por 1 a 0, com gol marcado por Flávio Boaventura. No último jogo-treino, a Ferroviária empatou por 1 a 1 com a Caldense-MG no jogo-treino realizado no último sábado (27) no Estádio da Fonte Luminosa. Rafael marcou o gol da Locomotiva, enquanto Leleco fez o gol da equipe visitante.

TABELA DA PRIMEIRA FASE

4 de maio, sábado, 18h – Araraquara
Ferroviária x Joinville-SC

12 de maio, domingo, 16h – Santa Cruz do Sul-RS
Avenida-RS x Ferroviária

18 de maio, sábado, 17h – Maringá-PR
Maringá-PR x Ferroviária

25 de maio, sábado, 18h – Araraquara
Ferroviária x Maringá-PR

1º de junho, sábado, 18h – Araraquara
Ferroviária x Avenida-RS

9 de junho, domingo, 18h – Joinville-SC
Joinville-SC x Ferroviária

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias