Utilizada desde a antiguidade como forma de expressão e arte, a tatuagem acaba de ganhar um espaço a mais na cidade após a aprovação do Projeto de Lei (PL) nº 279/2024, que incluiu o Festival Tattoo Fest Araraquara no Calendário Oficial de Eventos do Município, sendo celebrado anualmente na terceira semana de julho.
A proposta foi uma iniciativa da vereadora Fabi Virgílio (PT), para fortalecer o festival que chegou em 2024 à terceira edição, reunindo, em três dias de evento, mais de 140 tatuadores e um público de mil pessoas. Em sua justificativa, a parlamentar ainda ressaltou o potencial econômico da atividade, que também poderia incentivar o turismo regional.
O Plenário da Casa de Leis recebeu Denis Fernando Gomes Garcez, representando a Associação dos Amigos da Praça das Bandeiras, que também reconheceu a importância financeira do festival para a cidade. “A tatuagem não é só uma arte, mas também um mercado que fomenta toda uma economia. Isso acaba envolvendo não só os estúdios, mas todas as outras coisas e é por isso que a gente apoia o Tattoo Fest”, destacou.
“A gente está partindo para a nossa quarta edição em 2025, com artistas não só de Araraquara, mas de toda região. Isso acaba movimentando todos os tipos de artes, não só os tatuadores e body piercers, pois durante os três dias de evento há apresentação de shows e uma praça de alimentação completa”, afirma Jéssica Abreu, organizadora do festival desde 2021.
Encerrada a votação do PL, Fabi agradeceu os vereadores que entenderam a importância do evento para a cidade. “É uma grande vitória. Se a gente fosse pensar nisso há 10 ou 15 anos atrás, dificilmente um tema como esse teria sido aprovado por unanimidade aqui na Casa.”