quinta-feira, 21, novembro, 2024

FIDA realiza segundo encontro de retroalimentação

Atividade do Festival Internacional de Dança de Araraquara contou com a participação dos 3 projetos selecionados por edital

Mais lido

O FIDA – Festival Internacional de Dança de Araraquara vem aí e a organização do festival já está promovendo algumas atividades: neste mês de agosto foram realizados dois encontros de retroalimentação previstos no edital, com os projetos selecionados.

“Dançar Sonhos Manifestos” é o tema que inspira o FIDA 2023. Para compor a programação do evento, a Secretaria Municipal da Cultura e a Fundart – Fundação de Arte e Cultura do Município de Araraquara abriram um edital a fim de incentivar, fomentar e dar suporte a jovens artistas da área da Dança, em parceria com artistas com trajetórias mais consolidadas da Dança e de outras linguagens artísticas.

Por jovens artistas, a organização do FIDA entende pessoas com até 29 anos de idade e, no mínimo, 3 anos de participação em projetos socioculturais em Araraquara. Os projetos têm, obrigatoriamente, pelo menos um jovem artista advindo de projetos socioculturais de Araraquara.

Gilsamara Moura, curadora do FIDA, conta que os projetos selecionados fazem parte de um projeto de incentivo para estimular jovens artistas advindos dos projetos sociais da cidade. “Além de participarem de uma vitrine importante do cenário nacional de festivais, artistas da cidade são estimulados a continuar produzindo e criando em nossa cidade. Valorizamos a profissionalização de artistas de Dança há várias décadas e o edital transartístico inovou a cena local com encontros de retroalimentação com outros profissionais da área que colaboram acompanhando os processos.”

Foram selecionados: “Contraste”, de Mirelle Francisco e Matheus Silva; “Saída de Emergência”, de Rian Henrique dos Santos, Ellen Lago Paulino, Gabrielle Ulisses dos Santos Silva e Vitória Jovino; e “Movendo Histórias Enegrecidas”, de Camilla Sant’Ana e João Pedro Pereira. Os projetos aprovados têm o tempo mínimo de 10 minutos e tempo máximo de 20 minutos de duração, são inéditos e alinhados à temática do FIDA. Cada projeto aprovado recebe R$ 3.000,00.

A bailarina Sabrina Kelly, da organização do FIDA, conta que os três proponentes selecionados por edital participaram, agora em agosto, de dois encontros de retroalimentação. “O primeiro encontro com os contemplados foi on-line e falamos sobre o FIDA e a importância do edital – o qual estes proponentes são os primeiros a serem contemplados a partir dos projetos sociais da cidade e ganham uma verba para executarem um trabalho inédito.”

Já o segundo encontro, realizado no último sábado (26), foi reforçada a importância do edital transartístico do FIDA com trabalhos inéditos e a importância da continuidade valorizando artistas oriundos de projeto social. “Neste último encontro, conversamos sobre a proposta de cada um dos projetos e, também, os artistas selecionados apresentaram suas ideias, as quais eu e a bailarina Luzinete Silva contribuímos para alimentar ainda mais estas propostas”, contou.

A 23ª edição do FIDA será realizada entre os dias 22 e 30 de setembro com uma programação que apresenta: ações formativas, espetáculos locais, espetáculos nacionais e internacionais. Toda a programação é gratuita e tem apoio do Amigos da Arte – Governo de SP.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias