Frente Parlamentar se reúne e discute a importância de atividades com idosos na Zona Norte

Presidida pelo vereador Paulo Landim (PT), encontro foi solicitado pelo projeto de pós ocupação na região

Mais lido

Na tarde desta quinta-feira (22), a Frente Parlamentar em Defesa e Garantia dos Direitos dos Idosos, presidida pelo vereador Paulo Landim (PT), se reuniu no Plenarinho da Câmara Municipal. O encontro foi solicitado pelo projeto de Pós Ocupação da Zona Norte, promovido pela Caixa Federal e realizado pela empresa Foco, com a presença das técnicas sociais Marta Joaquim e Maria Cristina Theodoro.

Também estiveram presentes representantes da atual gestão municipal: a secretária dos Direitos Humanos, Jessyca Alencar, e a subsecretária, Amanda Leal; a assessora especial de políticas para pessoas idosas, Lúcia Helena Bento; e assessora de gabinete da secretaria de cultura, Bárbara Marchezani.

Foi apresentado o trabalho realizado pelo projeto de pós ocupação na região da Zona Norte, mostrando a importância, principalmente no pertencimento da comunidade aos espaços e na coletividade. Neste caso, o projeto de pós ocupação é por conta da entrega de residências no Valle Verde, e continua até o final de março deste ano. “Dialogamos e identificamos que a prefeitura pode continuar as atividades com as turmas já formadas, a partir de abril. A sequência no trabalho é essencial para a comunidade e também para os idosos”, falou Paulo Landim.

Uma das atividades realizadas pelo projeto é com os idosos, oferecendo atividades gratuitas semanais. Atualmente, são 22 idosos, principalmente mulheres, participando de palestras, oficinas de artesanato e aulas de ginástica e alongamento. As atividades acontecem no Quilombo Rosa, e são essenciais para o cotidiano, saúde mental e vida coletiva.

“Essas atividades são um grupo de socialização com os idosos. Falo também como moradora da comunidade, porque a luta não é só profissional, é pessoal. Nós lutamos por mais qualidade de vida, dignidade e cuidado para a nossa gente, especialmente para os nossos idosos, que merecem respeito e atenção todos os dias”, disse Marta Joaquim.

A secretaria de direitos humanos se mostrou disposta a continuar o projeto, e recebeu todas a sugestões durante o encontro. O diálogo também abordou com a secretaria de cultura a importância das oficinas culturais, que podem ser importantes instrumentos de cura, sociabilidade e desenvolvimento dos idosos.

Além do presidente Paulo Landim, a Frente Parlamentar também esteve representada pelos vereadores Marcão da Saúde (MDB) e João Clemente (PP), além da assessora Werina Braga, representando a vereadora Geani Trevisóli (PL).

Definições da reunião
Como encaminhamento do encontro, a continuidade das atividades realizadas pelo projeto de pós ocupação foi oficializada através de indicação de número 583/2026 (disponível no link: https://siave.camara-arq.sp.gov.br/arquivo?Id=344343), para garantir a manutenção das atividades como política pública permanente.

Também ficou encaminhada a indicação para a construção de uma praça sustentável próxima ao campo sintético do Valle Verde, uma estrutura essencial para a convivência comunitária e inclusão da população idosa, através da indicação número 584/2026 (disponível no link: https://siave.camara-arq.sp.gov.br/arquivo?Id=344344). As indicações são de autoria em conjunto dos vereadores integrantes da Frente Parlamentar dos Idosos.

Outro assunto abordado foi a necessidade de atendimento 24h nas farmácias das UPAs da cidade. A questão está sendo dialogada com a secretaria da saúde para verificar a possibilidade desta ação ser concretizada.

Mais Artigos

Últimas Notícias