Adriel Manente
Em novembro do ano passado, mais especificamente no dia 13, a Geladeira Comunitária Freedge, que ficava na Padaria Via Saudável, localizada na Rua Henrique Lupo, em frente à praça do Faveral, fechou. Com isso, muitas pessoas carentes e até mesmo moradores de rua que viam o local como uma fonte de alimentos, ficaram desamparados. Porém, no dia 07 de dezembro, portanto há pouco mais de um mês, a geladeira foi reativada, e dessa vez de uma maneira diferente.
Relembre o início da ação solidária
Em 2016, Ednan Delle Piage, o proprietário da Padaria Via Saudável teve uma ideia inovadora. Vendo o desperdício de alimento e tantas pessoas passando por necessidade, o empresário decidiu colocar na porta do seu estabelecimento uma geladeira sustentável.
Por muito tempo, a geladeira beneficiou várias famílias. Pessoas carentes e também moradores de rua, que muitas vezes não tinham o que comer, tiveram suas preocupações diminuídas. Além disso, pessoas que, começaram a ver a seriedade e a boa intenção daquela ação, começaram também a contribuir com a geladeira levando também alimentos. De todos os cantos da cidade.
Porém, no dia 13 de novembro de 2018, a ação parou. O motivo foi que, na ocasião, as pessoas que chegavam primeiro à geladeira pegavam a comida à vontade, e o que acontecia era que rapidamente as marmitas acabavam deixando muitas pessoas sem alimento. Contudo, a pausa durou um mês. A geladeira foi reaberta no dia 07 de dezembro, mas desta vez de uma forma diferente.
Com um funcionário contratado apenas para cuidar das atividades relacionadas à geladeira, como fazer cadastramento das pessoas e mapeamento das famílias carentes, que necessitam de constante ajuda, a ação tem dado ainda mais resultado. Como as 32 pessoas atendidas que saíram da situação de rua e hoje já foram encaminhadas a abrigos na cidade. “Fazer com essa organização nova, facilitou muito, pois hoje temos como rastrear famílias carentes, por exemplo, e poder ajudar de uma forma mais incisiva”, diz o empresário Ednan Delle Piage.
Os dados impressionam. Por semana na geladeira passam uma tonelada de alimentos. Isso, para as 120 pessoas e famílias que são cadastradas poderem ter o que comer. “A ideia da geladeira foi sempre ter pessoas dispostas a abraçar essa causa”, frisa o empreendedor que diz ainda buscar apoiadores para o projeto. “Não temos o apoio de nenhuma instituição e, seria importante, pois além dos gastos de manter esse projeto em funcionamento, temos a questão que temos um funcionário exclusivo para essa finalidade, e isso também gera custos”, lamenta Ednan.
Por fim, Ednan nos alerta a mais um dado interessante. “A geladeira é aberta as pessoas e todos podem vir se cadastrar, mas eu acho que é importante ressaltar que a faixa etária que mais atendemos aqui são pessoas de mais de 50 anos. São aquelas pessoas que não conseguem um emprego. Infelizmente, há pessoas em Araraquara que passam fome e devemos estar atentos a isso”, finaliza.
A geladeira comunitária Freedge fica na padaria Via Saudável, localizada na Rua Henrique Lupo, ao lado do Faveral. Quem puder doar alimentos, a geladeira recebe os mantimentos de segunda à sexta, das 08 às 18 horas. Além disso, há o site www.freedge.org/araraquara, lá você pode ter mais informações sobre o cadastramento e o mapeamento das pessoas carentes. Ali também você pode ter mais esclarecimentos sobre essa iniciativa que ajuda a tanta gente.