sexta-feira, 22, novembro, 2024

Hoje é comemorado o Dia dos Avós

Mais lido

Ariane Padovani

Nesta sexta-feira (26) é comemorado, no Brasil e em Portugal, o Dia dos Avós em homenagem àqueles que são conhecidos por “estragar” os netos pelo tanto que os mimam. Mas eles também educam, cuidam, dão amor, carinho, abraços gostosos e conselhos valiosos. Eles são mais do que segundos pais, são as lembranças mais doces das nossas infâncias.

Avós são brincadeiras sem ter hora para acabar, gargalhadas que dão dor na barriga, cafuné, surra de beijos, bolo de chocolate, almoço de domingo com a mesa cheia, lições, inspirações, paciência, noite de Natal e, quando partem, são anjos.

 

Por que 26 de julho?

Em Portugal, o Dia dos Avós só começou a ser comemorado depois dos anos 80, por causa de Ana Elisa do Couto, ou Dona Aninhas, como era chamada. A portuguesa vivia em Panafiel, cidade com cerca de 15 mil habitantes na região do Porto, e , por achar que a data não recebia atenção o bastante, passou a ser militante da causa, percorrendo diversos países, como o Brasil, a França, os Estados Unidos, a Alemanha, a África do Sul, a Espanha, a Angola, a Suíça e o Canadá, defendendo e difundindo a comemoração do Dia dos Avós. Em sua cidade foi fixada uma placa em praça pública em sua homenagem.

 

O lindo garotinho Miguel, de dois anos,
é a alegria da vovó Maria das Graças Teixeira
Os avós Vera Lúcia Zavan de Souza e Carlos Donizeti de Souza com os netinhos Lorenzo, de quatro anos, e Felipe, de quatro meses

 

Luzia e José com os netos Giovana, Felipe, Ana Vitória, Heloísa, Carlinhos, Pedro, Caio e Murilo, que enchem a casa e os corações dos avós
Raquel Pedrosa e os netinhos Henrique, Lorenzo, Catarina, Felipinho e Heloísa
A vovó Therezinha recebe o carinho de filhas, nora e netas

 

Vovó Maria com os netos Ana Beatriz Pedrosa e Paulo Pedrosa

 

 

 

 

 

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias