sexta-feira, 20, setembro, 2024

Homem de 40 anos é a 171ª vítima fatal do coronavírus em Araraquara

Mais lido

O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por decreto municipal, vem a público, neste domingo, dia 21 de fevereiro, para reforçar as novas medidas de combate à transmissão da Covid-19.

O Comitê reforça que Araraquara ficará em ‘lockdown’ total, com proibição de circulação nas ruas, das 12h deste domingo (21) às 23h59 da terça-feira (23).

Será permitido sair de casa apenas para aquisição de medicamentos, obtenção de atendimento ou socorro médico para pessoas ou animais, atendimento de urgências ou necessidades inadiáveis ou prestação de serviços permitidos pelo decreto.
A partir de quarta-feira (24), a cidade retorna à fase vermelha do plano São Paulo, com as mesmas medidas estabelecidas pelo decreto de 12 de fevereiro de 2021.

 Essa é mais uma medida para conter a circulação da nova cepa de Manaus em Araraquara (60% das amostras que foram sequenciadas e enviadas para análise do Instituto de Medicina Tropical), o aumento expressivo de casos, internações e óbitos, o iminente colapso no sistema de saúde e para melhorar o índice insatisfatório de isolamento social alcançado pelo município (por volta de 40%).

É o momento de colocar a vida em primeiro lugar. A população precisa colaborar, seguindo rigorosamente os protocolos de segurança sanitário, para diminuir a circulação do vírus. No caso de pessoas positivas para Covid-19, vale sempre lembrar que não deve ser descumprido o isolamento domiciliar de 14 dias, para evitar o contágio de mais pessoas.

Situação epidemiológica

Araraquara registrou neste domingo, mais 118 casos positivos de Coronavírus, o equivalente a 37% de 232 amostras analisadas na Unesp e na UPA da Vila Xavier. Além destes, mais 99 foram positivados em laboratórios da rede complementar particular, totalizando 217 novos casos.
Portanto, agora são 13.454 casos em Araraquara. Do total de confirmados, 1.512 permanecem em quarentena e 11.771 já saíram. Aguardam resultado de exames 214 amostras.
Hoje, 218 pacientes estão internados. Destes, 155 estão em enfermaria – 9 suspeitos e 146 confirmados. E 63 estão na UTI – 2 suspeitos e 62 confirmados. Do total de 218 internados, 180 são moradores de Araraquara e 38 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade.
Com relação às internações nos serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 97% de leitos de enfermaria e 98% de UTI.

Hoje, a Santa Casa de Araraquara tem 19 pacientes internados com Covid-19, a Unidade de Retaguarda do Melhado tem 21 pacientes e o Hospital de Campanha tem 36 pacientes.

Foram notificados, até o momento, 171 óbitos decorrentes de Coronavírus. O óbito mais recente é de um homem de 40 anos, com comorbidades, que estava internado em hospital da rede particular de nossa cidade desde o dia 03 de fevereiro.

Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias