De acordo com o relatório da Guarda Civil Municipal, por volta de 16h10 desse domingo (5), a equipe de Apoio Tático Motos foi acionada para atendimento de denúncia anônima, informando que um indivíduo, trajando blusa azul escura, encontrava-se sobre uma árvore cortando a concertina do CAPS II “Dr. Nelson Fernandes”, localizado na Avenida Matão, no Jardim América, utilizando um alicate.
De imediato, as equipes se deslocaram até o endereço informado e flagraram, na lateral do imóvel, o indivíduo L.D.M.F. tentando adentrar ao local pelo vão aberto na concertina. Ao perceber a aproximação da equipe, o suspeito subiu rapidamente pela árvore situada ao lado do muro.
Foram emanadas ordens de abordagem, que foram atendidas, momento em que o indivíduo desceu da árvore e foi devidamente abordado. Indagado sobre o ocorrido, declarou inicialmente estar colhendo abacates — informação refutada pela equipe, pois não havia frutos na árvore. Em seguida, apresentou relato confuso e desconexo, mencionando algo sobre um botijão, sem clareza quanto aos fatos.
Durante busca pessoal, foi localizado em sua bolsa um alicate tipo turquesa, possivelmente utilizado para o rompimento da concertina, um estojo de munição calibre 7.62 e uma touca preta.
Uma funcionária do CAPS II e enfermeira compareceu ao local e franqueou a entrada da equipe para vistoria interna. No interior do imóvel foi constatada a ausência de três botijões de gás, bem como danos nas concertinas localizadas na parte inferior dos portões.
Diante dos fatos, foi dada voz de prisão ao autor, que foi conduzido ao Plantão Policial, onde foi apresentado ao Delegado de Polícia Civil Dr. Renato Cândido Soares, que ratificou a prisão em flagrante pelo crime tipificado no Art. 155 do Código Penal – Furto Qualificado. O autor foi posteriormente encaminhado à Cadeia Pública de Santa Ernestina, permanecendo à disposição da Justiça.