Com muita dedicação e foco em seu aprendizado, o jovem João (nome fictício), de 16 anos, que cumpre medida na Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA) de Araraquara recebeu na última quinta-feira (3) o certificado de conclusão do curso “Móveis Clássicos” no Senai.
As aulas tiveram duração 80h (um mês e meio), acontecendo três vezes na semana, e o jovem optou por elas por já ter concluído outros cursos na área de marcenaria.
No curso, o adolescente aprendeu a produzir peças exclusivas, utilizando diversos tipos de madeiras (maciças, folhas de madeira e chapas derivadas), além de aprender sobre a escolha das ferragens e acessórios, e executar a operação das máquinas e ferramentas elétricas portáteis usadas no ramo.
A dedicação do jovem, inclusive já rendeu frutos: durante as aulas, João confeccionou uma mesa de cabeceira, no estilo clássico, e presenteará sua avó com a peça.
Como explica a coordenadora pedagógica do CASA, Ana Beatriz Rinaldi Rego, João está motivado para continuar seus estudos. “Ele está esperando a abertura de novas turmas relacionadas ao tema, e gostou muito de se aperfeiçoar na área”, comentou.
A presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto, destacou a importância de proporcionar para os jovens a chance de se capacitarem em suas áreas de interesse. “Durante a medida socioeducativa, as equipes do centro buscam aliar os talentos e motivações dos adolescentes, para possibilitar que eles desenvolvam suas habilidades e se capacitem para atuar em algo que realmente tenham interesse e que tragam benefícios práticos para ele após saírem dos centros”, concluiu.