Mais 2.624 mudas de árvores foram plantadas em Araraquara, na manhã dessa quinta-feira (26), em cumprimento a mais uma etapa do projeto “Nasce uma criança, planta-se uma árvore”, instituído pela Lei Municipal n° 10.050, de 15 de setembro de 2020, e que consiste no plantio de uma muda de árvore a cada nascimento de uma criança no município de Araraquara. Esta etapa contemplou uma área localizada na Avenida Fernando Bazolli, no Santa Angelina.
A ação é uma realização da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade, em parceria com a ADN Construtora e Incorporadora e Grupo São Martinho (Usina Santa Cruz).
As mudas representam as crianças nascidas de janeiro a dezembro de 2023, que estavam representadas por 3 mães e seus bebês na cerimônia. Participaram do ato Amanda Fantinni Dantas, com a bebê Serena; Clarissa Caximiliano Mattoso de Souza Freitas, com o bebê Antônio, e Jéssica Caroline Pedrosa André, com o pequeno Matteo.
O vice-prefeito e secretário municipal do Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Damiano Neto, representou o prefeito Edinho na solenidade e destacou a importância da iniciativa.
“Esta ação é simbólica e também muito importante, principalmente neste tempo de mudanças climáticas severas que estamos vivendo e que exigem ainda mais atenção ao meio ambiente. O projeto “Nasce uma criança, planta-se uma árvore” é uma iniciativa que reforça a preocupação do nosso governo com o verde”, afirmou o vice-prefeito, que também cumprimentou as mães dos bebês nascidos em 2023 e todos os envolvidos na viabilidade do projeto.
Sensibilizar a população para a necessidade de preservação do meio ambiente é o objetivo do projeto que foi uma iniciativa do então vereador, e atual secretário do Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Carlos Porsani,
Porsani também falou aos convidados e autoridades presentes no ato de plantio e cumprimentou os parceiros da ação.
“Agradeço a ADN Construtora e a Incorporadora e Grupo São Martinho por firmar conosco essa parceria que garantiu mais 2.624 árvores para nossa cidade. Agora, somando desde o começo da ação, em novembro de 2021, são mais de 8 mil árvores somente desse projeto. Agradeço muito também a equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, pelo empenho e pela dedicação”, declarou Porsani.
A diretora executiva da Fungota, Lúcia Ortiz, presente na cerimônia, estava emocionada em rever mães e filhos na ação.
“Para nós da Gota de Leite, que foi onde a maioria das crianças aqui representadas nasceram, é um prazer muito grande participar. Porque é como se fosse uma extensão do nosso trabalho. Sempre que a gente passar por aqui, vamos nos lembrar que essas árvores representam as famílias que se formaram dentro do nosso serviço”, destacou ela.