Mesmo com os números do mês de julho indicando uma queda expressiva de casos de dengue em Araraquara, a atuação realizada de forma intensificada pelas equipes da Prefeitura de Araraquara no sentido de combater o mosquito Aedes aegypti e conter a dengue vão continuar.
Neste sábado (16), os agentes de combate a endemias da Vigilância Epidemiológica atuarão no Jardim Adalberto Roxo, onde retornarão aos imóveis que estavam fechados nas vistorias realizadas durante a semana. Na segunda-feira (18), o trabalho de bloqueio contra criadouros do mosquito será realizado no Jardim das Flores, Jardim Imperador, Vila Harmonia e Adalberto Roxo, enquanto a nebulização passará pela Vila Yamada.
A Vigilância Epidemiológica destaca que é imprescindível que a população continue atenta e participando da luta contra a dengue, autorizando o acesso aos quintais e residências para a eliminação de possíveis focos do mosquito transmissor da doença. Mas é importante prestar atenção na identificação do agente antes de permitir o acesso à residência. Os agentes de combate a endemias da Vigilância Epidemiológica trabalham sempre uniformizados, com camiseta cinza e colete marrom, além de circularem em carros oficiais. Já os supervisores circulam com camiseta verde, com identificação da Vigilância.
Em caso de dúvida sobre a identificação da equipe, o morador pode ligar no Controle de Vetores, nos telefones 3303-3123 e 3303-3124.
Atendimento
Os casos suspeitos e diagnosticados de dengue são atendidos em todas as Unidades Básicas de Saúde do município, que atendem de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30, e Upas Central e Vale Verde, que funcionam 24 horas por dia. A UPA da Vila Xavier continuará com atendimento exclusivo para suspeitos e diagnosticados com Covid-19.
Os sintomas de dengue são febre, dor no corpo, dor de cabeça, dor atrás dos olhos e manchas pelo corpo. No momento em que o paciente procurar o atendimento, ele deve levar RG, Cartão SUS e um comprovante de endereço com CEP.