O prefeito Edinho participou da solenidade de inauguração da primeira etapa das reformas da Casa de Emaús, na tarde desta sexta-feira (6). O evento foi marcado por uma missa que contou ainda com as presenças do Bispo Diocesano Dom Luiz Carlos Dias e do Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giambattista Diquattro.
A Casa de Emaús é administrada pela Diocese de São Carlos. Foi fundado em 1971 pelo movimento Cursilho de Cristandade de Araraquara; em 2015 a administração do local passou para a Mitra Diocesana de São Carlos.
“Quero cumprimentar todos os padres, diáconos e coordenadores de pastorais e todos os que trabalharam para a revitalização deste espaço histórico, tão importante para a nossa diocese. É impossível nós entendermos a história da igreja em São Carlos, sem entender o papel que esse espaço cumpriu”, declarou o prefeito, na cerimônia.
Edinho também destacou a presença no evento de Dom Giambattista Diquattro, Núncio Apostólico no Brasil, considerado o representante do Papa no país. “Receber Dom Giambattista aqui na nossa cidade é um momento muito importante para toda a comunidade católica. Tenho muita gratidão pela sua presença e por ele ter aberto sua agenda para este momento. O senhor hoje ajuda a escrever uma página lindíssima da nossa história. Seja muito bem-vindo”, encerrou Edinho, se referindo ao Núncio Apostólico, que participou da celebração da missa, ao lado de Dom Luiz Carlos Dias.
O processo de reestruturação das instalações da Casa de Emáus tem como objetivo melhorar os ambientes da casa e proporcionar mais conforto para as pessoas ao participarem de retiros e outras atividades no local. O projeto de reforma contempla toda a estrutura do espaço, adequando-a às novas exigências legais, como a de acessibilidade e de prevenção contra incêndio. As obras estão sendo feitas em etapas, conforme a obtenção de recursos, que é totalmente proveniente de doações dos diocesanos.
Segundo foi descrito ao prefeito, na tarde desta sexta-feira, a nova estrutura conta com refeitório amplo, salas para palestra, cozinha ampla, capela, mais banheiros, banheiros adaptados para pessoas com deficiência, recepção e quarto para palestrante. Com a segunda etapa, a partir da reforma dos dormitórios, será possível pernoitar no local
A Casa de Emaús terá toda infraestrutura para realização dos mais diversos tipos de eventos, mas a prioridade será para os movimentos e reuniões do clero e das diversas pastorais da diocese, um lugar ideal para quem procura paz e tranquilidade.