sábado, 6, julho, 2024

No ‘Canal Direto’, monitor detalha atividades e exposições do Museu de Reminiscências Esportivas

Rodrigo Coutinho Sossolote, o Soró, participou do programa, transmitido no Facebook da Prefeitura, nesta quinta-feira (9)

Mais lido

O monitor do Museu de Reminiscências Esportivas Paschoal Gonçalves da Rocha, Rodrigo Coutinho Sossolote, o Soró, participou do “Canal Direto com a Prefeitura” desta quinta-feira (9) e detalhou o trabalho realizado pelo espaço esportivo, além das exposições realizadas pelo museu.

Inaugurado em 25 de agosto de 2015, o museu é formado pelo acervo do historiador Paschoal Gonçalves da Rocha, torcedor símbolo da Ferroviária, e possui milhares de fotos e outras memórias da Ferroviária e do esporte amador de Araraquara.

“O acervo é muito rico. Ali é considerada a ‘casa do esporte amador’, porque já temos o Museu do Futebol e Esportes Vicente Henrique Baroffaldi”, disse Soró, em alusão ao outro museu esportivo da cidade, situado na entrada da Arena da Fonte Luminosa.

O acervo fixo possui parte das 40 mil fotos deixadas por Paschoal Gonçalves da Rocha (que faleceu em 2014), um espaço dedicado ao esporte amador e informações históricas sobre as mais diversas modalidades.

Desde o ano passado, o museu também iniciou a realização de exposições temáticas. A primeira foi “Roseli ‘Basquete’ Gustavo da Silva”, em homenagem à ex-jogadora de basquete e atual presidente da Fundesport. Com a seleção brasileira, Roseli foi campeã pan-americana em 1991, campeã mundial em 1994 e medalha de prata nos Jogos Olímpicos de 1996. Essa exposição contou com mais de 800 visitas.

A segunda exposição está em andamento e vai até dia 28 deste mês: “Atletas de Araraquara que vestiram a camisa amarelinha”. Soró adianta que uma terceira exposição está sendo planejada e deve abordar a Ferroviária, que completa mais um ano de fundação em 12 de abril.

“Para mim, o Paschoal é imortal por tudo o que ele deixou e a família doou para o Município. É um dos maiores historiadores e esportistas que Araraquara teve. É com imenso carinho e orgulho que cuido desse acervo”, destacou Soró, agradecendo também à família de Paschoal e à equipe que colabora com o dia a dia do museu.

O Museu de Reminiscências Esportivas Paschoal Gonçalves da Rocha é gerenciado pela Secretaria de Esportes e Lazer e fica no complexo esportivo da Fonte Luminosa, com entrada pelo portão 4 das piscinas (em frente aos quiosques), na Rua Mauro Pinheiro. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 7h às 11h, e aos sábados, das 8h às 12h. Visitas podem ser agendadas previamente pelo telefone (16) 99701-6489.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias