segunda-feira, 27, maio, 2024

Nova turma do programa “PIIS – Frentes da Cidadania” será lançada nesta segunda (13)

Nova etapa vai contemplar 20 beneficiários, que se juntarão a 47 que estão ativos no programa

Mais lido

Nesta segunda-feira (13), às 15h, a Biblioteca Municipal “Mário de Andrade” (Rua Carlos Gomes, 1729, Centro) receberá a solenidade de lançamento e aula inaugural da 11ª turma do Programa de Incentivo à Inclusão Social (PIIS) – Frentes da Cidadania, que tem como objetivo central o combate à exclusão social, oferecendo uma bolsa para que os beneficiários se insiram em cursos profissionalizantes e exerçam práticas profissionais nas áreas em que estejam se qualificando.

Coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social em parceria com a Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, o PIIS foi instituído pela Lei Municipal nº 8.998, de 19 de junho de 2017 e foi lançado em 14 de setembro de 2017, com a primeira turma iniciada em abril de 2018. O público-alvo do programa são adolescentes que estejam ou tenham cumprido medida socioeducativa e pessoas em situação de vulnerabilidade social como, moradores em situação de rua, dependentes químicos em recuperação, mulheres vítimas de violência, mulheres arrimo de família, reeducandos que tenham cumprido pena, desempregados cujas famílias estejam em situação de vulnerabilidade e precariedade. Para participar, é necessário morar em Araraquara há pelo menos dois anos e estar cadastrado no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

A nova turma conta com um total de 20 beneficiários, que se juntarão a 47 que estão ativos no programa. Com os novos integrantes, a iniciativa atingiu a marca de 347 beneficiários desde sua implantação em 2018. Esses beneficiários participam de Formação Cidadã com profissionais de diversas áreas da Prefeitura, como saúde mental, direitos humanos, Centro de Referência da Mulher, assistência social, além de orientações com representantes do Procon. Ao longo da permanência no PIIS, os beneficiários realizam diversos cursos de qualificação como, por exemplo, cursos de economia doméstica, economia solidária, informática, sobre aspectos voltados ao mercado de trabalho, como curso de preparação de currículo e de preparação para entrevistas de emprego.

Os selecionados assinam com a Prefeitura um termo de adesão pelo prazo de um ano e são beneficiados com bolsa-auxílio para participação em cursos, treinamentos e práticas profissionais em diversas áreas. As vagas do programa são preenchidas de acordo com a vulnerabilidade social e com a necessidade da administração pública. O bolsista deverá manter frequência mínima de 95% nos cursos e palestras e na participação de atividades laborativas que lhe forem atribuídas.

Ao longo do processo, o programa já ofertou aos seus beneficiários cursos de auxiliar administrativo, marketing pessoal, introdução à informática, excelência no atendimento ao cliente, cultura de paz, culinária (hambúrguer; lanches e sucos; pizzas; bolos, doces e salgados), estética e beleza (manicure e pedicure, designer de sobrancelhas e maquiagem), serviços (zeladoria, jardinagem e limpeza), pintura decorativa, fabricação e padronização de biscoitos, pães especiais, higiene e manipulação de alimentos, salgadinhos para festas, preparação para o mercado de trabalho, empreendedor de pequenos negócios, e cooperativismo, empreendedorismo e economia solidária. As aulas aconteceram no Espaço Kaparaó, na Escola de Serralheiro, no Senai e no Senac.

O programa também visa promover o acesso à educação básica, desenvolvendo ações para garantir a permanência e a conclusão do ensino regular, estimulando ações voltadas para a educação de jovens e adultos. A concessão de bolsa-auxílio tem valor mensal (fixada em um salário mínimo para os adultos e R$ 280 para os jovens em cumprimento ou egressos de medida socioeducativa). Os benefícios serão concedidos pelo prazo de um ano, prorrogável por igual período.

As famílias dos beneficiários também serão beneficiadas por programas sociais desenvolvidos pelas Secretarias da Assistência e Desenvolvimento Social, Secretaria da Saúde, da Educação, do Esporte, da Cultura e da Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico. Os beneficiados também participaram de diversas atividades de formação básica realizadas por vários setores da Prefeitura, que englobaram combate ao racismo, políticas para mulheres, saúde do trabalhador e rede básica de assistência, entre outras.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias