Implementados no ano passado, os boletos em formato de carta para cobrança do IPTU substituíram os antigos carnês. Apesar da economia e da redução no consumo de papel, o novo formato tem causado dificuldades para os contribuintes, aponta a Indicação nº 4409/2025, de autoria do vereador Cristiano da Silva (PL).
De acordo com o documento, pessoas têm relatado que ao fazer a leitura, em diversos casos, o sistema do celular interpreta o código de barras de outra parcela, levando a pagamento equivocado e transtornos para os contribuintes.
Cristiano sugere que a administração analise alternativas como a impressão de boletos separados para cada parcela, mesmo que em folha única destacável, a disponibilização de QR Codes individualizados e o destaque visual dos códigos de barras. O objetivo é evitar que os contribuintes confundam as opções de pagamento, facilitar a leitura correta por dispositivos móveis e garantir a clareza e a segurança nos pagamentos.
Para o vereador, “tais medidas não invalidam os avanços já alcançados em termos de economia e modernização, mas visam a assegurar que o contribuinte tenha uma experiência simples e livre de erros, reduzindo o retrabalho para a administração pública e fortalecendo a confiança da população no processo”.