Adriel Manente
Inaugurado nessa segunda-feira (25), o novo polo de atendimento aos pacientes com dengue da prefeitura atendeu 149 pessoas em seu primeiro dia de atividades. Com o objetivo de desafogar as UPAS e o polo do CEAR, o “Dengário II” iniciou seus trabalhos através de uma parceria entre a Prefeitura e a Santa Casa de Araraquara. Ideia inicial é de que prédio mantenha seu funcionamento por 30 dias, sendo prorrogável por mais um mês.
Segundo Mariele Timossi, coordenadora da Santa Casa e responsável pelo local, a parceria entre Prefeitura e o hospital engloba vários fatores, desde a infraestrutura do lugar até os custos do novo polo. “Toda a estrutura e também os funcionários pertencem à Santa Casa. Já os custos operacionais, tais como materiais, equipamentos e gastos com o pessoal, ficam a cargo da Prefeitura”, explica.
Conheça o Dengário II
De acordo com a coordenadora, o espaço conta com dois médicos, funcionários da Santa Casa, além de oito alunos residentes do 4º ano de Medicina da Uniara – mas estes apenas observam os pacientes e o médico. Por fim, são várias as técnicas de enfermagem, formadas na ETEC Anna de Oliveira Ferraz, trabalhando no local. O Polo tem quatro salas de hidratação, onde o paciente passa primeiro por triagem, depois é atendido pelo médico. Após isso é colhido exame de sangue e, por fim, caso haja necessidade, o paciente é encaminhado à sala de hidratação.
Para finalizar, Mariele ressalta que o local fica aberto todos os dias, inclusive finais de semana e feriados, das 7h às 20 horas e pede que os pacientes com suspeita de dengue se dirijam ao local e não as UPAS, para um correto acompanhamento. Vale destacar que o local não atende crianças menores de 12 anos, pois não há sessão de pediatria. Para as crianças, a orientação é que, esses sim, procurem as UPAS e os postos de saúde.
Os pacientes
A reportagem do jornal O Imparcial passou boa parte da manhã dessa terça-feira (26) no local para acompanhar o andamento das consultas. Em média, um atendimento muito rápido, uma demora de 10 a 15 minutos entre um paciente e outro. Constatação essa que foi confirmada por Robson Acquaroli, coordenador financeiro, de 39 anos. “Eu vim ontem na inauguração e foi muito rápido meu atendimento. Voltei hoje de acordo com o acompanhamento que eles me passaram”, disse.
Segundo Robson, que é morador do Centro, residente ao lado do Parque Infantil, o problema da dengue não deve ser responsabilidade apenas da Prefeitura e, diferentemente do que pensam, os criadouros do mosquito não estão apenas nas periferias. “Mesmo no Centro, as pessoas ainda jogam lixo nas ruas. Enquanto a consciência das pessoas não mudar, a tendência é só crescerem os casos mesmo”, enfatiza.
Ludmila Alves Siviero, de 28 anos, pegou pela primeira vez a doença. Moradora do Carmo, a estudante e artesã comenta que tem todos os sintomas. “Eu creio que enquanto não mudar na casa das pessoas, o problema vai continuar”, conclui.
Vale lembrar que Araraquara vive um surto de dengue. Apenas nos primeiros 55 dias de 2019, município já tem 2.035 casos confirmados da doença. Além dos dois dengários, Prefeitura vem se mobilizando com mutirões e ações de nebulização por toda a cidade. O novo polo de atendimento à dengue está localizado na Rua Voluntários da Pátria, número 2310, no Centro.