A Prefeitura e a Unesp lançarão, em breve, em Araraquara, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Econômico, a Incubadora de Empresas da Tecnologia da Informação e Comunicação.
Em entrevista o vice-prefeito e secretário do Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Damiano Neto, explicou sobre o novo programa.
Segundo Damiano, interessados neste tipo de empreendedorismo podem se inscrever até o dia 30 de abril pelo site incubadora-araraquara.com.br/inscricao, e aguardar o processo de seleção.
A previsão é que, até junho, a Incubadora abrigue em Araraquara dez novas empresas físicas de TI e Comunicação, além de cinco empresas virtuais.
“A expectativa é que os novos empreendedores possam gerar mais empregos na cidade, como já ocorre normalmente neste setor”, enfatizou Damiano Neto.
A seleção seguirá critérios de análise da parceria antes da convocação para a instalação das empresas, conforme estabelece o edital, e para esclarecimentos de dúvidas o telefone é o (16) 3333-4989.
Vale destacar que a parceria Prefeitura-Unesp já mantém o programa Incubadora de Empresas de Araraquara, na Avenida Jorge Fernandes Mattos, 311, no 8º Distrito Industrial.
Além de infraestrutura física, a parceria também oferece acesso a consultorias e treinamentos em gestão, expertises técnicas bem definidas e aspectos mercadológicos para micro e pequenos empresários.
Formação
Atualmente, existem 13 empresas incubadas na cidade em diversas áreas de produção. Embora seis dessas empresas não estejam instaladas na Avenida Jorge Fernandes, a parceria oferece o mesmo apoio dado às demais, como orientação jurídica e empresarial.
O prazo de incubação no 8º Distrito Industrial é de dois anos, além de mais um terceiro ano, antes do término do contrato, que também pode estender a continuidade no local.
Ainda de acordo com Damiano Neto, os cursos técnicos e superiores oferecidos em Araraquara, como Fatec, IFSP (Instituto Federal) e outras faculdades, possibilitam a instalação de empresas de TI e Comunicação, além da geração de novos empregos a partir da formação de mão de obra especial.