A Polícia Federal promove nesta quinta-feira (6) a Operação Marcos 12:17, que investiga crimes de descaminho relacionados à introdução e venda ilegal de aparelhos celulares e outros produtos, vindos especialmente do Paraguai.
Mais de 20 agentes cumpriram quatro mandados de busca e apreensão em São Carlos (SP) e um em Iracemápolis. Houve apreensão de uma grande quantidade de eletrônicos, que vão ser periciados.
À parte aos produtos, no endereço de um dos alvos foram recolhidas seis armas, incluindo longas, como fuzil e espingarda.
A investigação começou em agosto de 2024. A Delegacia de Polícia Federal de Araraquara recebeu denúncias sobre o comércio irregular de aparelhos eletrônicos pelas redes sociais.
De acordo com a PF, os indícios apurados configuram o crime de descaminho, prática que consiste na sonegação de impostos e taxas devidas à União.
Além dos mandados, a 2ª Vara Federal de São Carlos também determinou o bloqueio de mais de R$ 8 milhões em contas bancárias vinculadas aos investigados.
Ainda foram bloqueados veículos registrados em nome dos envolvidos e das empresas associadas às operações ilícitas. Por enquanto, nenhum nome com envolvimento nos crimes foi divulgado.
Durante as buscas foram apreendidos grande quantidade de produtos eletrônicos descaminhados nas empresas, veículos dos envolvidos e materiais de interesse da investigação, que serão periciados pelo Setor Técnico Científico da Polícia Federal.
Foto: Divulgação PF