sexta-feira, 22, novembro, 2024

População aprova mutirão da saúde em Araraquara

Mais lido

José Augusto Chrispim

Moradores de todas as regiões de Araraquara estão sendo atendidos pelos profissionais de saúde que participam do mutirão de saúde, realizado por meio de uma parceria da Prefeitura Municipal e da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP). A ação, que acontece desde quinta-feira (24) e vai até a próxima terça-feira (29), tem previsão de fazer cerca de mil atendimentos e realizar 20 cirurgias.

A reportagem do O Imparcial esteve na Escola Estadual “Profª Maria Isabel Rodrigues Orso”, no setor III do Selmi Dei, um dos locais onde a 15ª edição do Programa Expedições Científicas e Assistenciais (Peca) está sendo realizada, nessa sexta-feira (25), para ouvir a opinião das pessoas que estavam sendo atendidas. Cerca de 250 alunos dos cursos de medicina, fonoaudiologia e enfermagem da FCMSCSP e mais de 100 profissionais de diversas especialidades realizarão exames e cirurgias eletivas durante seis dias.

Segundo a organização do Peca, os atendimentos têm início às 8 horas e término às 17 horas. Os interessados devem comparecer nos locais de realização e retirar uma senha. O atendimento será de acordo com a ordem de chegada.

De acordo com o coordenador geral do PECA, o aluno do 4º ano de medicina Victor Thut, somente nessa sexta-feira (25) 160 pessoas foram atendidas na Escola “Profª Maria Isabel Rodrigues Orso”, em várias especialidades como clínica médica, pediatria, ginecologia, obstetrícia e ortopedia, entre outras, além de serem realizadas 10 cirurgias em parceria com a Santa Casa de Araraquara. “Nós temos aparelhos de ultrassom que trouxemos aqui para a escola e, além disso, estamos realizando outros exames em parceria com as UPAs da cidade. Então o paciente chega aqui pela manhã no atendimento e é triado e atendido pelo médico clínico geral ou de outra especialidade e, a partir daí, são solicitados e feitos os exames para que ele possa retornar ainda esta semana para o programa e ter o retorno do médico. Se houver a necessidade, ele já sai daqui encaminhado para a cirurgia”, relatou Victor.

 

Atendimento aprovado

A moradora do bairro Cecap, Kerem Caroline Cardoso Viana, de 26 anos, aprovou o atendimento recebido pelos profissionais que participam do 15º PECA. “Eu vim até aqui para passar por atendimento para avaliação de uma hérnia femoral que eu tenho, pois meu médico tirou férias e o atendimento ia demorar um pouco. Então vim para cá hoje para tentar passar pelo médico e já fui atendida pelo clínico geral que me passou dois exames de ultrassom para fazer e já estou saindo daqui com a carta para fazer a cirurgia. Eu me senti muito bem atendida pelos profissionais. Acho que se todo o sistema do SUS fosse feito dessa maneira seria maravilhoso, porque até lanche a gente ganhou aqui. Graças a Deus, o que eu mais precisava que era a carta da cirurgia eu consegui”, agradeceu Kerem.

Já a moradora do Jardim Imperador, Carolina Tiburcio, de 32 anos, comemorou a rapidez do agendamento de exames que, segundo ela, demoram até dois anos para serem realizados no posto de saúde. “Aqui eles fazem um atendimento bem detalhado, fazem bastante perguntas para saber o que gerou essa situação. Hoje eu passei pelo médico e já estou saindo daqui com o encaminhamento para fazer um exame dentro de dois ou três dias, o que normalmente iria demorar uns dois anos para marcar. Os exames estão sendo muito rápidos. A pessoas já saem daqui com tudo resolvido”, ressaltou Carolina.

Locais de realização

Além da E.E. “Profª Maria Isabel Rodrigues Orso, que fica na Rua Dr. José Logatti, no setor III do Selmi Dei, os atendimentos também estão sendo realizados no Núcleo de Gestão Assistencial (NGA 3), no Centro de Reabilitação (CER) e na Unidade Médica de Diagnóstico (Umed).

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias