segunda-feira, 8, julho, 2024

Postos de Saúde abrem hoje para o Dia D de Vacinação contra a Gripe

Mais lido

A Campanha Nacional de Vacinação contra o vírus Influenza, a gripe, terá seu Dia D neste sábado (4) em 33 unidades de Saúde de Araraquara, que estarão abertas das 8 às 17 horas para atender o público-alvo da campanha. Também serão montados postos volantes na Casa da Sopa, no Jardim Águas do Paiol; na UPA Valle Verde, Parque infantil e supermercado Jaú, da Vila Xavier.

O objetivo da campanha, que vai até 31 de maio, é impedir a circulação do vírus Influenza e reduzir as complicações, internações e mortalidade decorrentes das infecções provocada pelo vírus da gripe na população-alvo.

Este ano, a campanha de vacinação contra a gripe teve início em todo o Brasil em 10 de abril e foi dividida em etapas. Na primeira fase, que foi até 18 de abril, foi priorizado o grupo mais vulnerável, composto por crianças de até seis anos e grávidas em qualquer período. A partir desta segunda fase, iniciada em 22 de abril, a dose foi disponibilizada para todo o público-alvo da campanha, incluindo trabalhadores da saúde, idosos, professores de escolas públicas e privadas, povos indígenas, pessoas com comorbidades (duas ou mais doenças, simultaneamente) e outras condições clínicas especiais, jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade.

Até agora, em Araraquara, foram imunizadas quase 4.700 pessoas das mais de 54.700 que compõem o público alvo total, ou seja, menos de 9%. A meta é chegar a, pelo menos, 90%.

Foram vacinadas nestas duas primeiras fases da campanha no município 1.487 crianças (11,11%), 321 trabalhadores da Saúde (16,04%), 330 gestantes (16,04%), 72 puérperas (21,3%), 2.417 Idosos (8,15%) e 66 professores (3,3%).

Com o Dia D, neste sábado, o objetivo é aumentar significativamente essa cobertura. É uma oportunidade para quem não consegue se vacinar na rotina da unidade, por falta de tempo durante a semana. Lembrando que os postos estarão abertos das 8 às 17 horas.

De acordo com o Ministério da Saúde, em relação ao ano passado, houve alteração na composição da vacina. Como o vírus da gripe sofre mutações constantes, a vacinação anual é imprescindível, inclusive para os grupos selecionados que já foram imunizados anteriormente.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias