Em solenidade no Paço Municipal, foi realizado nesta segunda-feira (16) o ato de assinatura de doação de área para a empresa Chemicaltech Farmacêutica Ltda., indústria farmacêutica que atua na importação e exportação de medicamentos biológicos e vacinas.
A empresa foi a vencedora do Chamamento Público nº 002/2024, nos termos do Programa de Incentivo ao Desenvolvimento Econômico e Social do Município de Araraquara, e construirá uma filial na cidade. A estimativa é que, inicialmente, sejam criados 70 empregos diretos e 50 indiretos; após a implantação e início das operações, haverá a geração de 150 a 200 empregos diretos.
O prefeito Edinho manifestou sua satisfação com o projeto. “Não tenho dúvida de que nós estamos hoje dando início a um processo que vai ser muito importante para o desenvolvimento de Araraquara. Eu penso que Araraquara tem um potencial imenso para ser um polo de fármacos, da área química. A Unesp, na minha avaliação, é a melhor universidade de Farmácia do Brasil, uma das mais tradicionais e antigas, e o Instituto de Química também, embora mais recente, é um referencial. Trazer um polo de produção de fármacos para Araraquara é desenvolver uma nova âncora econômica, criar a sinergia entre pesquisa e conhecimento e produção econômica. Quis muito que esse ato fosse assinado ainda durante o meu mandato, porque a gente sabe que foi um longo processo de aproximação, conversa, integração. Fomos escolher a área para depois fazer o chamamento público. É uma área excepcional, não só para produção e logística, mas bem localizado. E temos a empresa chinesa parceira participando de todo esse processo. É um dia efetivamente histórico, fico muito feliz e estou muito otimista com nosso futuro”, declarou o prefeito.
O presidente da Câmara Municipal, Vereador Paulo Landim, também exaltou os benefícios que a instalação da fábrica trará para Araraquara. “Com a doação dessa área, a empresa finca suas raízes em nossa cidade. A chegada da Chemicaltech marca mais um capítulo de inovação e progresso. É um empreendimento de grande porte, que não apenas solidifica Araraquara como destino estratégico para grandes empresas, mas também reforça nossa vocação como importante centro econômico-industrial do Estado de São Paulo”, disse.
Damiano Neto, Vice-Prefeito e Secretário do Desenvolvimento Econômico e Turismo, agradeceu os esforços que viabilizaram a parceria: “Para nós é um orgulho que a empresa esteja vindo para Araraquara, com o apoio da UNESP. É muito importante e vai ser um passo inédito. Quero parabenizar a todos, e agradecer a nossa equipe da Secretaria pelo Trabalho. Da nossa missão os objetivos foram praticamente todos concluídos”.
O sócio-diretor da Chemicaltech Farmacêutica, Alessandro Montorso relatou como Araraquara foi escolhida para sediar a empresa
“Procuramos uma região que fosse de fácil acesso, centralizada, que tivesse boa infraestrutura e mão de obra especializada para o negócio farmacêutico. A Unesp tem um dos melhores cursos de Farmácia do Brasil, e a gente sabe da importância da região para o desenvolvimento do país. Temos uma parceria com uma empresa chinesa que tem uma das melhores tecnologias para fabricação de produtos biológicos no mundo, que é a tecnologia de RNA mensageiro e que atua na parte genética. A gente quer trazer isso para o Brasil, ainda não existe isso na América Latina. Os próximos passos serão dados de acordo com a regulação, com a construção da fábrica e o desenvolvimento dessa tecnologia. Tenho certeza que vai ser um sucesso, vamos fazer história”, ressaltou Mortorso.
Além das autoridades, compareceram ao evento os professores Valéria de Carvalho e Jean Leandro dos Santos, representando a diretoria da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unesp, e Fábio Rodrigues, como representante da deputada estadual Thainara Faria.