quinta-feira, 21, novembro, 2024

Prefeito Edinho recebe cônsul honorário de Guiné-Bissau

Mais lido

O prefeito Edinho recebeu em seu gabinete, nessa quarta-feira (10), o cônsul honorário da República de Guiné-Bissau em São Paulo, Luis Fernando Del Valle, e o assistente e chefe de gabinete do consulado, Júlio António Aponto Té, em uma reunião que abordou possibilidades de parcerias entre Araraquara e o país africano.
O vice-prefeito e secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico, Damiano Neto, e o chefe de gabinete, Alan Silva, também participaram da reunião.
Guiné-Bissau, com cerca de 1,8 milhão de habitantes, fica na parte ocidental da África e é um dos países que têm o Português como língua oficial.
Na reunião, Edinho lembrou que esteve em Cabo Verde (que também é de língua portuguesa), em 2017, no 4º Fórum Mundial de Desenvolvimento Econômico Local, organizado pela ONU (Organização das Nações Unidas) e por outras instituições. O prefeito relatou detalhes dessa experiência e disse que tem intenção de construir parcerias com Guiné-Bissau.
“Eu quero muito estabelecer relações mais próximas com a África. Uma aproximação comercial, cultural e esportiva. Isso nos interessa muito. E, se a porta de entrada é Guiné-Bissau, nós pretendemos fazer”, afirmou Edinho. Luis Fernando e Júlio também demonstraram interesse no intercâmbio.
Além disso, Edinho destacou que a Prefeitura apoia a comunidade estudantil de Guiné-Bissau que estuda na Unesp de Araraquara e irá dialogar para que o número de vagas para essa comunidade seja ampliado.
O prefeito também lembrou a parceria que Araraquara tem com a cidade de Torres Vedras, de Portugal. Além das relações culturais e em experiências de participação popular, como o recente Congresso Internacional de Democracia Participativa, Torres Vedras anunciou que enviará empresas para participarem da Facira (Feira Agrocomercial e Industrial da Região de Araraquara) deste ano.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias