quinta-feira, 19, setembro, 2024

Prefeitura assina parceria para ações integradas com a Comissão de Ética Pública da Presidência da República

Acordo de cooperação foi firmado pelo prefeito Edinho, em cerimônia na Uniara que contou com a presença do presidente da CEP Federal, Manoel Caetano Ferreira Filho

Mais lido

Em cerimônia realizada no auditório José Araújo Quirino dos Santos, da Universidade de Araraquara (Uniara), na noite de quinta-feira (8), o prefeito Edinho, o presidente da Comissão de Ética Pública (CEP) da Presidência da República, Manoel Caetano Ferreira Filho; e o presidente da Comissão de Ética Pública do Município de Araraquara, Fernando Passos, assinaram  um acordo de cooperação que visa parceria para a promoção de ações integradas, apoio mútuo e intercâmbio de experiências, informações, tecnologias e metodologias relacionadas à gestão da ética no serviço público.

Araraquara é a primeira cidade do Interior a assinar esse acordo com o governo federal; as demais são capitais, como as cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Florianópolis, ou governos de Estado, como o Distrito Federal e Pernambuco.

A Comissão de Ética Pública do Executivo Municipal foi criada pela Lei Municipal n° 8.934, de 6 de abril de 2017 e é composta por Fernando Passos, na presidência, e pelos conselheiros Tiago Romano, José Eduardo Melhen, Ernesto Gomes Esteves Neto e Maycon Roger, além da secretária executiva, Cristiane Pereira.

“A presença da Comissão de Ética junto à Presidência da República é garantia de sua credibilidade jurídica. Ela cumpre um papel fundamental, não da perspectiva da punição, mas é um órgão preventivo que, se ele for acionado nas questões cruciais, vai se posicionar corretamente e impedir que erros aconteçam. É a grande guardiã para que os governos possam se balizar, serem instruídos e para que possamos ter um ambiente saudável de governabilidade. Nós criamos a comissão de ética em Araraquara em 2017 para que ela fosse a grande balizadora dos nossos servidores no exercício da função pública. Agradeço ao Edivaldo Picazo, o primeiro presidente da Comissão de Ética. Em nome do Fernando Passos, atual presidente da comissão, agradeço a todos os membros da nossa comissão e todos os alunos e alunas que estiveram presentes e, novamente, minha gratidão ao Manoel por ter vindo à nossa cidade e contribuir com esse importante momento”, afirmou o prefeito Edinho, que esteve na mesa de autoridades ao lado de Fernando Passos, Manoel Caetano, também Mariamalia Vasconcellos Augusto, Secretária Municipal de Justiça, Modernização e Relações Institucionais; e Fernando Rugno, coordenador de projetos de extensão do curso de Direito da Uniara.

O presidente da Comissão de Ética Pública da Presidência da República, Manoel Caetano Ferreira Filho, também destacou a relevância do papel da Comissão de Ética Pública, enfatizando suas principais atribuições que envolvem julgar questões de natureza ética e conflitos de interesse.

“Muitos municípios têm sua comissão de ética, como é o caso de Araraquara, e o papel fundamental dessas comissões é orientar os servidores públicos do município em relação às questões éticas, porque se espera que haja, por parte de todos os servidores públicos, um comportamento adequado e de acordo com os padrões éticos exigidos. Aproveito para cumprimentar o meu amigo Edinho e cumprimentar Araraquara pela comissão que tem. Uma comissão de ética muito atuante que, em reuniões anteriores que já tivemos, revelou grande preocupação com a gestão da ética no município”, declarou Manoel Caetano.

A cerimônia de assinatura do acordo de cooperação integrou a programação da Semana de Integração do Curso de Direito da Uniara, realizada durante a semana na universidade, que teve Manoel Caetano como um dos palestrantes, na noite de quinta, ministrando o tema “Ética no Serviço Público”.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias