Prefeitura entrega UPA Central reformada e ampliada

Obra, iniciada na administração passada, teve investimento de R$ 2,47 milhões do governo federal

Mais lido

Por José Augusto Chrispim

Depois de muitos atrasos, a reforma e ampliação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Central “Amélia Bernardino Cutrale”, localizada na Via Expressa, na Vila Ferroviária, foi concluída. A reinauguração foi realizada na manhã dessa terça-feira (20) com a presença de autoridades e da imprensa.

O trabalho foi focado na ampliação e modernização da estrutura, incluindo mais leitos de emergência (adulto e pediátrico), novos consultórios, áreas de espera e administrativa, melhorando significativamente a capacidade de atendimento com investimento de cerca de R$ 2,47 milhões em recursos federais que foram conquistados ainda no governo Edinho Silva (PT).

A obra, iniciada em 2024, sofreu atrasos, sobrecarregando outras unidades, mas a conclusão traz alívio para a rede de saúde.

Com a reforma, a UPA Central oferecerá um espaço mais amplo e qualificado para pacientes e profissionais, sendo um reforço importante para o atendimento de urgência e emergência da cidade, juntamente com as UPAs da Vila Xavier e Valle Verde. A capacidade estimada de atendimentos da UPA Central é de aproximadamente em 15 mil pacientes por mês.

Atendimento 24 horas

A Unidade de Pronto Atendimento, que funcionará 24 horas por dia, conta com equipe assistencial multidisciplinar qualificada, composta por médicos (clínicos, pediatras, ortopedista e emergencista), enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistente social e profissionais das demais áreas (administrativo, motoristas, limpeza) que dão suporte aos atendimentos.
Entre os recursos ampliados ou desenvolvidos para a unidade estão: consultórios médicos com equipes de sete a nove médicos por turno, sala de ortopedia e imobilização (gesso), salas de medicação e de sutura, sala de observação, leito de isolamento, equipamentos para realização de eletrocardiograma e radiografia e farmácia. A sala de emergência para adultos, que contava com três leitos, passa a ter cinco leitos.


Pediatria maior

Já a ala pediátrica, na qual antes havia apenas dois consultórios, agora conta com três salas de atendimento, além de sala de espera e classificação de risco, sala de observação pediátrica com três leitos e uma nova sala com dois leitos de emergência pediátrica.
A UPA também tem serviço odontológico, disponível das 18h às 24h, de segunda a sexta-feira. Nos finais de semana e feriados, há atendimento 24 horas por dia.
A UPA Central é referência regional para atendimentos a acidentes com animais peçonhentos, para todas as idades.


Expectativa

Emanuelle Laurenti, secretária municipal da Saúde, avalia a expectativa em relação à reativação desta importante unidade de saúde para o município. “Em Araraquara temos três Unidades de Pronto Atendimento. Além da UPA Central, temos a UPA da Vila Xavier, onde só há atendimentos clínicos para adultos, e a UPA do Valle Verde, onde temos atendimentos clínicos para adultos e a parte da pediatria. Com a estrutura da UPA Central reformada, conseguiremos melhorar a qualidade da assistência prestada à população, e também aos funcionários, que vão trabalhar num espaço mais qualificado e amplo”.

Grandes prefeitos

O prefeito Dr. Lapena (PL) agradeceu o empenho do ex-prefeito Edinho Silva (PT) pela conquista dos recursos utilizados na obra da UPA Central e enalteceu as gestões passadas dizendo que “Araraquara sempre teve grandes prefeitos”. Ele agradeceu também a presença do ex-prefeito de Araraquara, Marcelo Barbieri (MDB), que construiu as três UPAs da cidade em seus dois mandatos.

 “Marcelo, você foi um grande prefeito, Araraquara sempre teve grandes prefeitos, você investiu muito na saúde, você construiu as UPAs, você pensou no futuro. O prefeito Edinho Silva correu atrás dos recursos federais e agora ela está reformada, ampliada, sempre pensando na nossa população. Araraquara sempre teve bons prefeitos, é uma sequência, um sai e outro entra, então não pode haver ruptura, por isso, todas as obras que nós encontramos inacabadas, vamos concluir assim como você [Barbieri] fez quando foi prefeito. Temos que pensar no recurso público e temos que pensar na nossa população. A eleição acabou, acaba a disputa política e, a partir daí, seguimos em frente”, discursou Lapena que lembrou que o Hospital de Retaguarda do Melhado agora volta a sua função original de reduzir as filas de internação na Santa Casa, entre outras.

Mais Artigos

Últimas Notícias