A Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, realiza nesta quinta-feira (29), às 19 horas, no Teatro Municipal, a cerimônia de formatura da 6ª turma de agentes da Guarda Civil Municipal (GCM). São 15 novos agentes que passaram por processo seletivo e 500 horas de formação, oferecida pela Escola de Governo de Araraquara.
A primeira fase, com 200 horas, foi finalizada em 25 de junho com ato simbólico de formatura, no auditório Sest Senat, instituição parceira desta fase. Visando formar agentes da autoridade de trânsito, esta capacitação abordou os temas: legislação de trânsito; noções de engenharia de tráfego e sinalização de trânsito, legislação de trânsito aplicada; ética e cidadania; psicologia aplicada; o papel educador do agente; língua portuguesa; operação e fiscalização de trânsito; e prática operacional.
Depois de concluída essa etapa, passaram para a segunda fase, conduzida pela Escola de Governo Municipal, entre junho e agosto, na sede da Escola de Governo. O conteúdo programático envolveu cinco módulos: o papel do GCM e a gestão integrada em segurança pública; apropriação do espaço público; estrutura e conjuntura para a prática da cidadania; comunicação, radiocomunicação e gerenciamento da informação; e relações e condições de trabalho de GCMs; além das avaliações. A capacitação também envolve treinamento de defesa pessoal.
O secretário de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, Alexandre Pomponi, explica que foi um longo processo, que começou com as provas do concurso público e habilitaram os candidatos para o teste físico, onde eles passaram por cinco níveis de avaliação. A partir daí, começou a fase do exame psicológico, depois eles participaram de um primeiro curso pela Escola de Governo, de três semanas, com provas específicas que focaram conhecimentos dos serviços da Prefeitura, de direitos humanos, direito constitucional e direito administrativo. Em seguida, eles entraram numa etapa de teste psicológico, credenciado pela Polícia Federal, e depois pelas fases de contratação e de formação, junto com um período de estágio nas ruas.
São atribuições da Guarda Civil Municipal, entre outras funções, zelar pelos bens, equipamentos e prédios públicos do município; coibir, infrações penais ou administrativas e atos infracionais que atentem contra os bens, serviços e instalações municipais; colaborar com a segurança pública, de forma integrada com polícia militar e civil; colaborar com a pacificação de conflitos e exercer as competências de trânsito que lhes forem conferidas, nas vias do município, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro.