Uma parceria entre a Prefeitura e a administração da Penitenciária de Araraquara promoverá a implantação de uma horta socioeducativa no presídio. A iniciativa terá início neste mês e é uma realização da Coordenadoria Executiva de Agricultura, vinculada à Secretaria Municipal do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico.
De acordo com a coordenadora de Agricultura, Silvani Silva, o projeto tem como objetivo proporcionar o aumento de consumo de hortaliças na dieta dos reeducandos e capacitá-los, dando perspectiva de geração de trabalho e renda. “A ideia também é que a produção excedente seja destinada à Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional, que é vinculada à Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, para, posteriormente, ser encaminhada a entidades sociais”, conta.
O diretor-geral da Penitenciária de Araraquara, Rodrigo Redivo, destaca a importância da iniciativa. “O projeto visa à qualificação do reeducando, para que, quando estiver em liberdade, ele possa desenvolver alguma atividade para o seu sustento e de sua família. Além do que, através do curso que será aplicado, ele possa multiplicar seu conhecimento para o bem da comunidade”, diz.
A ação prevê treinamento prévio, que abordará conteúdos de preparo do solo, adubação, produção de mudas, confecção de canteiros e tratos culturais, como irrigação, capina e manejo de pragas e doenças. A Prefeitura também dará assistência técnica durante a implantação da horta.