A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) promove, de 18 a 22 de fevereiro, diversas ações de cidadania e saúde para os reeducandos do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Jardinópolis, com objetivo de prepará-los para o retorno à vida em liberdade. Em sua sétima edição na unidade, a Jornada de Cidadania e Empregabilidade vai oferecer aos presos, além de atendimentos médicos e jurídicos, exposição de artes plásticas e oficina de yoga.
Os detentos inscritos irão aprender técnicas de autoconhecimento por meio da atividade voltada para o equilíbrio do corpo e da mente, que, na unidade prisional, deve servir como ferramenta para o processo final de cumprimento da pena.
O mutirão de serviços inclui, ainda, durante toda a semana, regularização de documentos, palestras motivacionais e de cuidados com a saúde, como prevenção de doenças infecciosas e combate à dengue.
Artes plásticas
A programação da Jornada de Cidadania e Empregabilidade compreende também atividades culturais, como apresentações musicais e de poesia, curso de pintura e torneio de xadrez.
O evento terá ainda uma exposição de artes plásticas. A mostra, promovida pelo Museu Casa de Portinari, reúne obras de 29 artistas da cidade, inclusive de alguns sentenciados que já cumpriram pena no CPP de Jardinópolis e participaram de oficinas promovidas pelo museu na unidade.
A iniciativa acontece em parceria com a Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” (Funap). Os trabalhos ficarão expostos em fevereiro, disponíveis para toda a população da unidade. Podem ser vistos também aos finais de semana, estendendo assim o atendimento para familiares e visitantes.
Balanço
Desde o início do programa, em 2015, nos presídios abrangidos pela Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Noroeste (CRN), já foram emitidos ou regularizados 41.628 novos documentos: CPF (11.263); RG (17.607); Carteira de Trabalho/Previdência Social (2.979); Título de Eleitor (8.887); e 8.887 certidões (nascimento, casamento e óbito).
Ao todo, as unidades regionais prestaram mais de 200 mil atendimentos jurídicos e de saúde, incluindo participações de reeducandos (homens e mulheres) em palestras sobre educação e empregabilidade.
Somente no CPP de Jardinópolis, nas seis edições do evento, foram emitidos ou regularizados 4.335 documentos (RG, CPF, Carteira de Trabalho/Previdência Social e certidões), além de promover 14.391 atendimentos jurídicos e de saúde, incluindo palestras em geral.
Cerimônia solene
Na terça-feira (19), às 9h30, será realizada a abertura oficial da Semana de Cidadania e Empregabilidade no CPP de Jardinópolis, com a presença de autoridades da SAP, do município e também de parceiros do presídio.
Esta é a sétima edição do projeto na unidade prisional. A ação, porém, ocorre anualmente em presídios de todo o Estado de São Paulo.