Solenidade aconteceu na Câmara Municipal de Araraquara
Com o plenário da Câmara Municipal lotado de amigos, alunos e familiares, o professor João Aristeu da Rosa, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unesp, recebeu a 4ª Comenda do Mérito Farmacêutico, na última quarta-feira (25). Indicada pelo Conselho Regional de Farmácia, a homenagem é prestada a profissionais de destaque na área. Ela está prevista na Lei 8.333/2014, de autoria do vereador e atual presidente do Legislativo Municipal, Jéferson Yashuda Farmacêutico (PSDB).
“O professor Aristeu sempre fez questão de compartilhar seu conhecimento com seus alunos, incentivando o trabalho em equipe e a ética na pesquisa acadêmica. Por isso, seus serviços são de extrema importância para a sociedade”, afirmou o parlamentar. Jéferson Yashuda aproveitou a oportunidade para destacar o reconhecimento dado pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros, à categoria, por meio do lançamento do ‘Programa Cuidados Farmacêuticos no SUS’, na mesma data desta homenagem municipal.
A placa de honraria foi entregue a Aristeu pelo farmacêutico Evandro Yashuda, representante do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo, o qual frisou: “Com muita paciência, o professor nos ensinou com muita humildade, que é possível ser respeitado sem ser enérgico. Parabéns por mais essa conquista.”
Aristeu agradeceu a todos, apontando que elas são as responsáveis, de certa forma, pelo sucesso de sua carreira e também pela homenagem que recebe, segundo ele, inesperada. “Com compromisso social e em prol da saúde pública, tudo o que tenho construído é em busca de um país melhor, mais digno e justo para todos”, destacou o professor.
Também participaram da mesa de honra da solenidade o diretor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, da Unesp Araraquara,Luís VitorSilva do Sacramento, o farmacêutico Pedro Roberto Cabral, representando o prefeito Edinho Silva, e a professora Edvanda Bonavina da Rosa, esposa do homenageado.
João Aristeu da Rosa
João Aristeu da Rosa concluiu o Doutorado em Ciências Biológicas/Parasitologia pela Universidade de São Paulo em 1995. Atualmente, é professor titular de Parasitologia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Foi tutor do Pet Farmácia, entre setembro 1996 e julho 2016. Publicou 114 artigos em periódicos especializados e 463 trabalhos em anais de eventos. Possui 26 itens de produção técnica.
Aristeu participou de 88 eventos no Brasil. Ele orientou 18 dissertações de mestrado e 11 teses de doutorado, além de ter orientado 13 trabalhos de iniciação científica e 4 de aperfeiçoamento científico, nas áreas de parasitologia e farmácia.
O professor já recebeu 9 prêmios e/ou homenagens. Coordenou 8 projetos de pesquisa, atuando na área de parasitologia, com ênfase em Triatominae/Trypanosoma Cruzi. Além disso, o acadêmico é responsável pelo Insetário de Triatominae da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unesp Araraquara.
Nome científico de nova espécie
Outra homenagem lhe foi prestada por um aluno, Jáder de Oliveira, em uma pesquisa de campo, na cidade de Pratigi, na Bahia. O levantamento científico feito em parceria da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, da Unesp de Araraquara, junto ao Instituto Osvaldo Cruz, identificou uma nova espécie de inseto, que recebeu o nome de “Pratigi Aristeui”, em referência à localidade onde foi encontrado e o nome da espécie sendo atribuído ao professor Aristeu.